Abertura oficial da Semana Arrozeira destaca os altos custos de produção

Cerimônia contou com a presença do vice-governador do Estado que pediu uma definição dos preços mínimos para o arroz.

Custos elevados e descapitalização dos produtores de arroz foram temas destacados na abertura oficial da Semana Arrozeira, ocorrida neste domingo, dia 29 de maio. A presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchezan, afirmou que o setor estará reunido ao longo desta semana para discutir os altos custos de produção que achatam a renda e apresentar possibilidades de reduzir esses valores.

Conforme Fátima, apesar da competência na gestão econômica, técnica e de pessoas, muitos produtores estão deixando a atividade. Salientou que o produtor tem pouca inferência sobre a política fiscal e monetária do governo, mas se as entidades representativas estiverem fortalecidas, o setor poderá discutir e negociar políticas públicas compatíveis com a realidade do produto. “Teremos voz e espaço para mostrar que as condições do escoamento da nossa produção estão péssimas, que a falta de qualidade e descontinuidade no fornecimento de energia elétrica nos causa grandes prejuízos e aumenta ainda mais os custos de produção”, destacou.

Para o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, a Semana Arrozeira será realizada com qualidade. Garantiu que isso ocorrerá apesar dos problemas que o setor está enfrentando, agravado atualmente em função do El Niño que provoca chuvas acima da média.

O vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, presente na cerimônia, disse que o governo está de portas abertas e disposto a contribuir, dentro de sua capacidade, com o setor arrozeiro. Salientou que o Estado precisa dos produtores. Também tratou do preço mínimo para o arroz, ressaltando que o setor tem que definir um valor. “A partir disso é possível o governo ir a Brasília defender o preço mínimo para a cultura”, alertou.

A Semana Arrozeira é realizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete com co-participação da Unipampa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter