ARROZ: ALIADO DA LONGEVIDADE
Alguns historiadores relatam que o arroz surgiu na Ásia – China e Índia – há mais de 7 mil anos. Para os asiáticos, o arroz é de grande importância, presente desde o café da manhã até o jantar. Observando essa cultura somos levados a pensar sobre o que faz com que essa população tenha tanta longevidade?
Com certeza, um dos fatores que mostra esse indicador refere-se aos bons hábitos alimentares da população. A inclusão desse cereal tão presente na mesa resulta na boa qualidade de vida dessa população.
A alimentação humana consome carboidratos, proteínas, lipídios, minerais e vitaminas. Os carboidratos fornecem cerca de 60% do valor calórico total ingerido diariamente pelas pessoas. Eles são indispensáveis como a única fonte de energia para o cérebro, além de fornecerem energia para o organismo, desenvolverem e restaurarem tecidos e manterem as funções vitais.
As principais fontes de carboidratos são os grãos de cereais. Na alimentação com arroz há uma economia de proteínas, pois o corpo não usa a proteína da dieta ou das reservas para abastecer as necessidades de energia. A proteína do arroz é a mais nobre entre os cereais.
A farinha de arroz é um alimento básico no sudeste da Ásia, Japão e sul da Índia. A produção deste produto pode incluir tanto a farinha de arroz branca como a integral, cada uma funcionando bem para produtos comerciais ou preparações caseiras. A farinha de arroz, além de ser rica em proteínas, contém alto nível de vitaminas, é um alimento saudável, de sabor neutro e sem glúten, por isso é recomendada para celíacos.
Utilizada para empanar, a farinha de arroz absorve menos gordura nas frituras do que a farinha de rosca ou outras farinhas, deixando o empanado muito mais sequinho, saboroso e saudável. Assim, aconselha-se o uso do arroz nas mais diversas formas de preparações, cultivando uma melhor qualidade de vida, aliando o arroz com a saúde humana!
RECEITA DA ESTAÇÃO
Arroz cremoso com pinhão
INGREDIENTES
– 400 g de arroz branco ou arroz japonês
– 800 ml de água
– 600 g de pinhão cozido cortado em rodelas
– 1 colher de chá de sal
– Pimenta a gosto
– 1 colher de sopa de óleo de cozinha
– 300 g de linguiça fina
– 2 cebolas médias picadas
– 2 tomates médios picados
– 2 a 3 dentes de alho amassados
–1/2 tempero verde picado
–1 pimentão pequeno picado (verde, amarelo ou vermelho)
–2 a 3 colheres de sopa de requeijão
– 100 g de queijo parmesão ralado
– 100 g de rúcula – opcional
PREPARO
1. Cozinhe o pinhão e corte em rodelas finas. Reserve
2. Numa panela, coloque o óleo, a cebola, o alho amassado, o
tomate, a linguiça e a pimenta e refogue bem
3. Coloque o arroz e a água e fique mexendo para não grudar no fundo da panela. Quando estiver quase pronto acrescente
o pinhão, o sal e o pimentão picado
4. Quando estiver cozido o arroz coloque o tempero verde, o
requeijão, o queijo parmesão e a rúcula (caso opte por usá-la)
5. Sirva em seguida