Embrapa e Unitins realizam mostra com novas tecnologias para arroz irrigado

A "I Mostra de Pesquisa de Arroz Irrigado", aconteceu nesta terça-feira (16), em Palmas, na sede da Universidade Estadual do Tocantins, apresentando aos produtores das planícies alagadas do Rio Araguaia, novas tecnologias na produção de arroz irrigado, desenvolvidas na Estação de Pesquisa da Unitins, no Projeto Rio Formoso.

A abertura do evento foi feita pela reitora Elizângela Glória Cardoso, que ressaltou a importância da parceira institucional no campo da pesquisa. "Ninguém faz nada sozinho, as nossas conquistas no desenvolvimento de novas tecnologias para o campo é resultado de um longo trabalho em parceria com a Embrapa", destacou.

Sobre esta parceria, o chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Carlos Magno, anunciou, para breve, o lançamento da primeira variedade de arroz desenvolvida totalmente no Tocantins. Ele afirmou, também, que o Estado tem o melhor potencial para a produção de arroz irrigado no país, sendo já o terceiro maior produtor, com perspectivas de logo vir a ser o segundo. "A cultura do arroz tem muito a crescer. O segredo para isso acontecer é pensar grande, começar pequeno e fazer sempre", aconselha Carlos Magno.

O evento contou com palestras dos pesquisadores e professores das duas instituições, e por produtores, que traçaram um panorama da rizicultura no Estado, apontando os desafios e as perspectivas. O pesquisador Mábio Lacerda, que substituiu o melhorista Alberto Baeta dos Santos, ambos da Embrapa Arroz e Feijão, deu dicas importantes sobre manejo de adubação nitrogenada. Daniel Fragoso, deste mesmo centro de pesquisa, falou sobre manejo de percevejos, alertando para fato levantado em suas pesquisas, de que os insetos estão se tornando resistentes ao combate. "É preciso realizar o manejo adequado com uso rotativo de inseticidas", aconselhou.

As vantagens do plantio direto de arroz e de soja e o combate a brusone foram, também, temas de palestras. O público presente foi formado por acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica, professores e gestores.

A mostra acontece ainda hoje, quarta-feira (17), em Formoso do Araguaia, e em Lagoa da Confusão, na quinta-feira (18).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter