PL para zerar PIS/Cofins do diesel para agronegócio

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 409/15, que reduz a zero as alíquotas de contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a venda de óleo diesel para produtores rurais e prestadores de serviço de transportes de passageiros e de cargas. De autoria do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), a proposta também isenta o produto da incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O objetivo é criar um mecanismo legal que incentive a diminuição do preço do óleo diesel.

Segundo o parlamentar, como a utilização de motores movidos a diesel é grande no Brasil, a redução da tributação sobre o combustível pode resultar em queda expressiva nos custos de produção agropecuária, no preço do frete dos alimentos e nas tarifas do transporte coletivo, o que beneficiará diretamente milhares de cidadãos. Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), na composição do preço do óleo diesel na refinaria, 40% são relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), à Cide, ao PIS/Pasep e à Cofins. A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

3 Comentários

  • Se conseguirem, será uma excelente iniciativa.

  • Até enfim alguém pensa, em aliviar a engrenagem que move esse País e só um patriota q pensa no povo e produtor tem coragem dessa iniciativa, até q enfim uma luz no fim do túnel. NUM PAÍS ONDE OS POLÍTICOS SÓ PENSAM EM AUMENTAR IMPOSTOS, TIRAR DIREITOS TRABALHISTAS E ESPALHAR PARDAIS POR TODOS CANTOS PRA ARRECADAR MAIS.

  • Seria bom demais se desse certo. Se for adiante, certamente o Temer vai vetar.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter