Cultivo de arroz avança no Rio Grande do Sul

As barragens estão com o nível normal e as operações de plantio estão avançando.

Os trabalhos de plantio de arroz estão em andamento nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul. Na Campanha e Fronteira Oeste, houve evolução da atividade, e no município de São Borja a cultura já se encontra com 38% semeados. Em Bagé avança o plantio com 25% semeados, e as principais cultivares semeadas são Guri Inta CL e Irga 424 RI.

Em Uruguaiana a estimativa do plantio está em 50%; porém as condições climáticas não estão
favorecendo a germinação e a continuidade do trabalho, pois a falta de umidade no solo está dificultando a prática. Na área Central do Estado, iniciou a semeadura da cultura em áreas com sistema de pré-germinado e áreas de plantio direto. Em Cachoeira do Sul até o momento foram plantados 1.315 hectares. A área prevista de plantio de arroz em Cachoeira do Sul é de 30 mil hectares; no município de Cacequi o plantio da safra já alcançou cinco mil hectares, o que representa 30% da área a ser plantada no município.

No geral dessa região mantém-se a expectativa de 142 mil hectares de lavoura. Na região Sul, em Arroio Grande 20,5% da área já foi semeada. Em Santa Vitória do Palmar, 6,5% semeados. Jaguarão com 27% da área semeada. As barragens estão com o nível normal.

De acordo com informações colhidas junto a algumas indústrias arrozeiras da região Sul, durante a semana, o preço do arroz em casca está na média de R$ 49,64/sc. de 50 quilos. O preço informado é para pagamento à vista, posto na indústria pelo produtor. O produto é de Tipo 1, com rendimento entre 57% e 59% de grãos inteiros.

Na média geral do Estado, nessa semana, houve novamente pequena redução de 0,20% sobre a anterior.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter