BAG da Embrapa Arroz e Feijão realiza simpósio em data comemorativa aos seus 40 anos
Unidade reúne o maior banco genético de arroz do Brasil e continua ampliando os acessos graças a intercâmbios e pesquisas com variedades nativas e selvagens.
Sob coordenação dos pesquisadores Paulo Hideo Nakano Rangel, Joaquim Geraldo Cáprio da Costa, Aluana Gonçalves de Abreu e Jaison Pereira de Oliveira, a Embrapa Arroz e Feijão realiza, no dia 23 de novembro de 2016, o simpósio ‘40 Anos do Banco de Germoplasma de Arroz e Feijão da Embrapa’ com o tema: ´Patrimônio genético de Arroz e Feijão, uma questão de soberania e segurança alimentar´.
Os palestrantes do evento serão: Ana Claudia de Lima Silva (UNESP-SP); Flávio Pereira dos Santos, Lázaro José Chaves e Ludivina Lima Rodrigues (Escola de Agronomia – UFG); Paulo Hideo Nakano Rangel, Joaquim Geraldo Cáprio da Costa e Elcio Perpetuo Guimarães (Embrapa Arroz e Feijão); e Gilberto Hiragi e Juliano Gomes Pádua (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia).
O Banco Ativo de Germoplasma (BAG) Arroz e Feijão foi criado em 1975. As atividades com arroz foram iniciadas em 1976 e, posteriormente, com os feijões comum e caupi. O BAG tem como missão a preservação dos recursos fitogenéticos de arroz e feijão, fora dos seus lugares de origem. Busca, ainda, o enriquecimento de sua coleção, por meio de acessos tradicionais e espécies silvestres, oriundas de coletas e introdução de linhagens de programas de melhoramento do Brasil e de outros países. Como atividades de rotina, atua nas atividades de multiplicação e renovação de sementes, e caracterização dos genótipos armazenados.
Destinado a toda a comunidade científica, de forma geral, o simpósio ‘40 Anos do Banco de Germoplasma de Arroz e Feijão da Embrapa’ terá início às 8h, terminando às 16h45. O evento terá certificado de participação e, para se inscrever, basta enviar mensagem para arroz-e-feijao.eventos@embrapa.br, solicitando sua inclusão na lista dos participantes.