Semana será de pancadas de chuvas no Estado
Chove na Fronteira Oeste na sexta-feira .
As pancadas de chuvas irregulares das últimas semanas possibilitaram uma condição bastante favorável ao desenvolvimento das lavouras de arroz em todo o Rio Grande do Sul. Os mananciais e demais reservatórios hídricos estão com boa capacidade e, portanto, dando plenas condições à irrigação. Devido às altas taxas de luminosidade, as lavouras estão em excelentes condições de desenvolvimento.
Apesar de já terem iniciado a colheita em algumas áreas do Estado, o percentual de área colhida ainda é extremamente baixo, não atingindo nem 0,5%. Mesmo assim, segundo dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), os índices de produtividade dessas áreas estão superando os 7,5 mil kg/ha. Este número sinaliza que essa safra poderá ter uma produção superior à safra passada.
Ao longo desta semana há previsão de novas pancadas de chuvas sobre as áreas produtoras. As condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que os níveis de luminosidade continuarão altos, bem como os níveis de água no solo e nos reservatórios.
Apenas na segunda quinzena de fevereiro é que há possibilidades de ocorrências de chuvas mais regulares, atingindo todas as regiões produtoras. As temperaturas continuarão dentro da média nestas próximas duas semanas, o que também manterá as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de arroz em todo o território gaúcho.
As informações foram fornecidas pelo Instituto Climatempo em um boletim semanal produzido exclusivamente para o Irga.