Epagri realiza Dia de Campo de Arroz Irrigado em Turvo e agricultores conhecem novo cultivar
No evento, o engenheiro agrônomo Donato Lucietti, da Epagri de Nova Veneza, apresentou o desempenho de oito cultivares de arroz da Epagri e uma do IRGA.
Os escritórios locais da Epagri de Turvo e Ermo realizaram um Dia de Campo sobre Arroz Irrigado. Cerca de 20 agricultores dos dois Municípios participaram das atividades que aconteceram na propriedade do agricultor Donato Favarin, na última sexta-feira, 24, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Turvo. Eles puderam observar no campo o novo cultivar SCS 122 Miura, lançado recentemente pela Epagri, que possui grande potencial de produção. As sementes desta nova cultivar estarão disponíveis para a próxima safra.
No evento, o engenheiro agrônomo Donato Lucietti, da Epagri de Nova Veneza, apresentou o desempenho de oito cultivares de arroz da Epagri e uma do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). Ele também abordou o tema manejo de lâmina de água. “O correto manejo da lâmina de água nas lavouras de arroz irrigado propicia um melhor controle de plantas daninhas e a redução do impacto ambiental”, destacou.
A engenheira agrônoma Luciana Ferro Schneider, da Epagri de Araranguá, falou sobre a adubação nitrogenada na cultura do arroz e relatou a importância de determinar a hora correta para realizar última adubação, para racionalizar os insumos utilizados na lavoura.