O aliado dos celíacos

 A versatilidade do arroz na prevenção de doença celíaca é uma ótima opção. A doença caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten, proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ela é genética, ou seja, o indivíduo já nasce com essa predisposição, mas os sintomas podem se manifestar tanto logo após o nascimento, dos seis meses até os três anos de idade, como já na fase adulta, em qualquer idade.

Não existe cura e o celíaco não pode comer nenhum alimento com glúten durante toda a sua vida. O único tratamento existente e eficaz é a retirada do glúten da alimentação, então surge o grande potencial nutricional do arroz nesse processo de reeducação alimentar.

A doença celíaca provoca danos na mucosa do intestino delgado, onde os alimentos são absorvidos, impedindo uma digestão normal, e destrói suas vilosidades, impedindo que haja a absorção dos nutrientes. Consequentemente a pessoa pode apresentar diarreias, perda de peso e anemia caso o glúten não seja retirado da alimentação. O glúten é uma fração proteica composta pela mistura de cadeias proteicas de gliadina e glutelina, insolúveis em água. A fração das glutelinas corresponde à maior parte das proteínas do arroz, o que representa cerca de 80%.

Quando os cereais (trigo, centeio, cevada, malte e aveia) são misturados com água forma-se uma massa pegajosa, fundamental para dar elasticidade nos produtos de panificação e massas. Os alimentos proibidos na dieta dos celíacos também podem ser substituídos por similares, como massas, bolos, pizzas e biscoitos feitos com a utilização de farinhas sem glúten, como a farinha de arroz.

A adesão a uma dieta sem glúten pode prevenir praticamente todas as complicações causadas pela doença. Uma dieta sem glúten significa abstenção de todos os produtos que contenham trigo, centeio, cevada e derivados. Isso é uma tarefa muito difícil, pois existem fontes escondidas nos ingredientes de muitos alimentos industrializados.

CUIDADO
Qualquer quantidade de glúten, por mínima que seja, é prejudicial para o celíaco. Leia com atenção todos os rótulos ou embalagens de produtos industrializados, não reutilize óleos onde foram fritos empanados com farinha de trigo ou farinha de rosca (feita de pão torrado) e não engrosse pudins, cremes ou molhos com farinha de trigo, use arrozina ou farinha de arroz.

RECEITA DO MÊS
Risoto de alho poró

INGREDIENTES
* 1 xícara de arroz arbóreo
* 1 alho poró com rama verde
* 1 cebola picada
* 1 alho picada
* Óleo, sal e pimenta a gosto
* 500 ml de caldo de legumes
* 1 copo de vinho branco
* ½ colher de sopa de manteiga
* Ricota picada a gosto

 

FOTOS CLEUSA AMARAL

MODO DE PREPARO

Numa panela coloque o óleo e a cebola e refogue. A seguir acrescente o alho picado, mexendo para que frite bem. Em seguida coloque o arroz e o vinho, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela. Coloque aos poucos o sal e a pimenta a gosto. Quando o arroz estiver meio cozido coloque o alho poró cortado em rodelinhas e misture bem. Acrescente o caldo de legumes quanto necessário. Quando o grão estiver no ponto insira a ricota, a rama do alho poró picada e a manteiga e misture bem. Sirva em seguida.

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter