Quando a IRGA 424 RI expressa seu máximo potencial?
Buscando identificar qual é o período, dentro do Zoneamento Agrícola, que a cultivar IRGA 424 RI expressa seu potencial de produtividade nas diferentes regiões orizícolas do estado do RS, as integrantes da equipe SimulArroz Giovana Ghisleni Ribas (estudante de doutorado da UFSM) e Isabela Pilecco (estudante do curso de agronomia da UFSM) fizeram rodadas a cada 7 dias com o modelo SimulArroz, desde 1 de setembro até 15 de dezembro para 5 anos agrícolas (2012-2016) . O gráfico (abaixo) mostra a produtividade potencial (média dos 5 anos), quando não tem estresse biótico nem restrição de nutrientes, para as 6 regiões orizícolas do RS.
Foi possível observar que:
as maiores produtividades foram observadas na Fronteira Oeste (FO) e Campanha (CA), seguido da Região Central (RC), principalmente nas semeaduras do mês de setembro.
Além disso, a Região Central até a segunda quinzena de outubro, apresentou uma maior variação da produtividade de grãos, em relação as outras regiões, sendo que esta variação diminuiu nas semeaduras a partir de 1 de novembro. Fato que pode ser explicado, segundo relato de produtores, pelas enchentes que ocorrem nos meses de setembro e outubro na região.
Ainda, foi observado que para as semeaduras realizadas até 30 de novembro para todas as regiões orizícolas do estado as produtividades ficaram acima de 10 000 kg/ha, sendo a Planície Costeira Externa (PCE), Planície Costeira Interna (PCI) e Zona Sul (ZS) as regiões onde foram observadas menores variações nas produtividades de grãos.