Condições são desfavoráveis ao plantio do arroz e milho
Regime de chuvas deverá se normalizar na última semana de Outubro.
A sexta-feira (13) continuará sendo de chuva sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina , uma vez que todo o corredor de umidade está direcionando para essa Região do Brasil. As condições ainda se manterão bastante desfavoráveis ao plantio do arroz, na metade sul do Rio Grande do Sul, bem como a colheita do trigo que está sofrendo prejuízos bastante significativos em relação a alta frequência de chuvas nas últimas semanas.
O período de chuva deverá se estender ao longo dos próximos dias , já que o corredor de umidade ainda estará com maior fluxo sobre o Sul do país. Assim, as condições ainda se manterão desfavoráveis tanto para o plantio do arroz, milho e soja. A colheita do trigo e demais culturas de inverno também estão prejudicadas.
Na semana que vem, há previsão de que uma nova frente fria venha avançar , novamente, sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando chuvas volumosas sobre os estados e com isso, inviabilizando totalmente todas as atividades.
No Sudeste e Centro-Oeste, um "bloqueio" atmosférico ainda impede que a frente fria que está sobre o Sul do Brasil neste final de semana avance sobre o interior do país e com isso, organize chuva generalizada sobre todas as regiões produtoras da região central do Brasil. Desse modo, tanto essa sexta-feira quanto os próximos cinco dias ainda serão de chuvas bastante irregulares sobre os estados de São Paulo, metade sul de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rondônia. Não haverá uma ausência total de chuvas sobre esses estados, mas haverá sim, uma grande irregularidade na distribuição e volumes de chuvas no período, como poderá ser observado em todos os mapas de previsão abaixo: