Dólar e início próximo das vendas do Paraguai pressionam arroz

Fraqueza do consumo interno também leva a estagnação dos preços.

O mercado brasileiro de arroz seguiu com reduzido volume de negócios e preços enfraquecidos ao final da segunda semana de janeiro. Na média do Rio Grande do Sul a saca do grão em casca era cotada a R$ 37,06 nesta quinta-feira (11), acumulando queda de 1,2% em relação ao mês passado e de 24,84% frente à igual período do ano anterior.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, o dólar mais fraco e a proximidade do início das vendas de arroz paraguaio, juntamente com a fraqueza do consumo interno, são os principais fatores que levam a este comportamento.

Além disso, os agentes seguem acompanhando o desenvolvimento das lavouras da safra nova. “Os números seguem convergindo para um volume próximo a 11,5 milhões de toneladas base casca”, lembra o analista.

Com as vendas externas superando as aquisições no último quadrimestre, a tendência é que os estoques de passagem sejam inferiores a 1,0 milhão de toneladas. “Assim, a próxima temporada demandará um maior volume de compras externas para recompor estes estoques”, pondera Bento.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter