Previsão de temporais e chuva volumosa no Sul do Brasil
Áreas de instabilidade estão ganhando força sobre o Sul do Brasil e tendem a crescer e se espalhar mais pela Região deixando a sexta-feira (14) em alerta. As nuvens carregadas vão cobrir o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná aumentando o risco de temporais e de chuva volumosa.
Situação de perigo
A população deve se preparar para uma sexta-feira de tempo fechado e muita instabilidade. Por várias áreas a chuva ocorre desde cedo e será constante, caindo forte em vários momentos. Há risco de temporais que poderão vir acompanhados por rajadas de vento de 80 km/h e além disso, a chuva deve acumular grandes volumes no decorrer do dia.
A chuva mais volumosa é esperada principalmente para Santa Catarina, o sul e oeste do Paraná, mas todas as áreas estarão sujeitas à temporais.
Em Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), o predomínio será de céu nublado e chuva ao longo do dia. As temperaturas ficam amenas, mas não há expectativa de queda acentuada.
"Toda a chuva no Sul do Brasil estará associada às áreas de instabilidade, sem presença de frente fria e ar polar, por isso não há tendência de grande resfriamento", explica a meteorologista Fabiana Weykamp.
Como fica o tempo no fim de semana?
O fim de semana vai continuar com chuva nos três estados do Sul. As áreas de instabilidade vão persistir sobre a Região mantendo nuvens muito carregadas e o risco de novos temporais. Voltam a acontecer alguns aberturas de sol, mas as pancadas de chuva ainda serão frequentes. A chuva deve diminuir só no início da semana