AgriNurture fecha a compra de 2 milhões de toneladas de arroz do Vietnã
Serão importadas 500 mil toneladas por trimestre para as Filipinas.
A Agrinurture, Inc (ANI) anunciou na segunda-feira que assinou um contrato exclusivo de US$ 1 bilhão com a Vietnam Southern Food Corp. (Vinafood II) para importar 2 milhões de toneladas (TM) de arroz para as Filipinas a partir deste ano. A Vinafood II é uma empresa estatal designada pelo governo do Vietnã para exportar arroz e ajudar a alcançar a segurança alimentar no sudeste da Ásia.
O acordo foi concedido um status proponente original no mês passado. Sob o acordo de joint venture, foi proposto que o “consórcio financiará o fornecimento de arroz NFA sem nenhum pagamento por parte do governo”.
Ambas as partes determinarão conjuntamente a origem, fornecedores, prazos de entrega e chegada, embalagem e carregamento e descarregamento de portos, enquanto a NFA (Autoridade Nacional de Alimentos) determinará o tipo de mercadoria a ser importada, suas especificações e quantidade.
“Conforme aceito pela NFA, o consórcio da ANI importará até 500.000 toneladas métricas de arroz, equivalente a duas semanas de estoque nacional de arroz NFA subsidiado por trimestre”, disse a ANI em um comunicado.
"Como a NFA não libera um único peso para essas compras, a agência pode usar seu orçamento para comprar mais produtos de fazendeiros locais ou importar mais arroz conforme a necessidade", acrescentou.
A ANI está envolvida na importação e comercialização de arroz desde o primeiro trimestre de 2015.
A NFA tem sido alvo de críticas recentemente por não ter conseguido arroz de agricultores locais, levando a uma diminuição no fornecimento de arroz NFA no mercado e ao aumento do preço do arroz comercial.
De acordo com a NFA, em vez de comprar o grão, usou seus fundos para pagar empréstimos, o que os legisladores disseram ser uma transferência técnica de fundos.(*Com Agências Internacionais).


