Excesso de umidade atrasa o plantio de arroz no Estado

O cenário é semelhante ao da safra passada, mas a previsão de janelas mais curtas de tempo seco daqui para frente preocupa produtores .

A evolução do plantio de arroz no Rio Grande do Sul vem esbarrando no excesso de umidade. Levantamento mais recente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) mostra que, embora semelhante à evolução da safra passada (quando também houve alteração no ciclo), na maior parte das regiões há atraso do percentual semeado em relação a outros anos.

A Fronteira Oeste totalizou 33,67%, ante 44,52%. A Planície Costeira Externa é a única que avançou mais agora do que na safra 2017/2018, somando 11,03%.

– Estamos atrasados pelo clima. Mas o que mais preocupa são as previsões daqui para frente – afirma Maurício Fischer, diretor técnico do Irga.

Os prognósticos indicam janelas mais curtas de tempo seco, o que poderá impor ritmo ainda mais lento ao plantio da cultura. A largada tardia impacta em todo o ciclo. E pode comprometer o rendimento. É importante chegar ao desenvolvimento reprodutivo quando há dias mais longos e maior luminosidade.

– Historicamente, as melhores produtividades são de arroz semeado em outubro. Quanto mais atrasa, mais vamos perdendo a luminosidade ideal. Salvo exceções, como a da última safra – pontua Fischer.

Em 2017/2018, apesar do descompasso do ciclo, os produtores foram brindados com calor e luminosidade no período necessário.

A intenção de plantio indica redução de 70 mil hectares de arroz em relação ao período anterior.

1 Comentário

  • Pois é o dólar deu uma baixada. Os preços pressionados pelo cartel deram uma baixada. Graças a Deus que está acontecendo a tempo do produtor optar entre soja e arroz. Pensem bem pessoal. Depois não adianta chorar as pitangas pro Bolsonaro quando o arroz estiver valendo R$ 35 novamente. Não existe essa de lei da oferta e da procura quando somos fuzilados pelo Mercosul. Não tem como competir com igualdade!!! Pensem bem!!! estou vendo o pessoal do pré-germinado nas varzeas de santa maria a porto alegre faceiros que nem lambari de sanga!!! Depois vem uma enchente das grande e vão chorar prá quem??? A previsão de El Nino é forte!!! acorda pessoal… Não caiam na ladainha que vão levar ferro!!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter