Tailândia mantém otimismo para exportações de arroz

 Tailândia mantém otimismo para exportações de arroz

Aromáticos tailandeses devem somar 2,5 milhões de toneladas exportadas

As perspectivas de exportação para 2019 permanecem promissoras, em 10 milhões de toneladas.

 Apesar da queda nas exportações de setembro, o governo continua otimista com a alta demanda de 11 milhões de toneladas de exportação de arroz beneficiado este ano.

Adul Chotinisakorn, diretor-geral do Departamento de Comércio Exterior, disse que as perspectivas de exportação de arroz ainda são promissoras no último trimestre, com pedidos contínuos de importação, particularmente com acordos de governo a governo com a China, as Filipinas e o Japão.

O departamento informou de 01 de janeiro a 19 de outubro de 2018, as exportações de arroz totalizaram 8,93 milhões de toneladas, um aumento de 2,71% em relação ao mesmo período do ano passado, com valores de exportação de US $ 4,61 bilhões, um aumento de 21,2%.

No final do mês passado, a China concordou em comprar 100.000 toneladas de arroz branco recém-colhido a 5% da Tailândia, sob um contrato G2G, a ser entregue no final de setembro e outubro.

Adul disse que a Tailândia também deve ganhar uma parte da compra planejada de arroz das Filipinas.

Em 25 de setembro, o Conselho Nacional de Autoridade Alimentar das Filipinas (NFAC) aprovou a compra de mais 500.000 toneladas de arroz importado, além das 250.000 toneladas aprovadas em 4 de setembro.

O NFAC supervisiona as diretrizes para as importações de arroz realizadas pelo governo.

As 500 mil toneladas estão programadas para chegar às Filipinas antes do final do ano. O volume adicional trará pedidos totais de importação da NFAC no quarto trimestre para 750.000 toneladas.

Manila está correndo para encher armazéns estatais com arroz importado para cortar o preço de varejo do produto básico e desencorajar os comerciantes de acumularem.

A demanda do Japão também está projetada para subir.

As autoridades japonesas chamaram as ofertas de arroz de forma contínua entre julho e outubro deste ano e concordaram em comprar um total de 87 mil toneladas de arroz tailandês, o que representa 60% do total de compras, disse Adul.

Anteriormente, um grupo de exportadores de arroz também previu que as exportações de arroz neste ano chegarão a 11 milhões de toneladas, ajudadas pela robusta demanda de compra.

Arroz branco e arroz parboilizado compõem a maioria dos embarques de arroz deste ano.

Para os embarques deste ano, hom Mali e outras variedades de arroz aromático devem representar 2,5 milhões de toneladas, com arroz parboilizado totalizando 2,8 milhões de toneladas, arroz glutinoso 200.000 toneladas e arroz branco o restante.

Charoen Laothammatas, presidente da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia, disse que as perspectivas de exportação para o próximo ano também permanecem promissoras, prevendo que os embarques ficarão em 10 milhões de toneladas em 2019.

Do total, estima-se que 2,5 milhões de toneladas sejam de arroz aromático tailandês, 2,5 milhões de toneladas de arroz parboilizado e 5 milhões de toneladas de arroz branco e arroz glutinoso.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter