Pancadas de chuva aumentam no Sul do Brasil
Choveu 31,6mm e Dom Pedrito, 29,4mm em Santiago e 17,6mm em Santa Vitória do Palmar.
A nebulosidade aumentou bastante sobre a Região Sul do Brasil. O vento quente e úmido, que sopra do Norte está trazendo mais calor e umidade para os estados nesta quarta-feira (28). Além disso, os meteorologistas observam a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o Brasil, que também estimula a formação de nuvens carregadas ao longo do dia.
Condições para chuva aumentam
O Rio Grande do Sul já registrou pancadas de chuva com volumes moderados nas últimas 24 horas e a tendência é do retorno dos temporais por várias áreas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 31,6 mm em Dom Pedrito, 29,4 mm em Santiago e 17,6 mm em Santa Vitória do Palmar, entre às 9 horas de terça-feira e às 9 horas desta quarta-feira.
Todo o estado do Rio Grande do Sul, o oeste de Santa Catarina e do Paraná ficam mais instáveis e podem esperar por pancadas de chuva com raios a qualquer hora, com risco de chuva de moderada à forte intensidade. Ainda na maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná, as pancadas de chuva ocorrem a partir da tarde e o sol aparece entre muita nebulosidade.
Próximos dias
Na quinta-feira (29), as condições de chuva aumentam mais. As nuvens carregadas tendem a se espalhar por toda a Região Sul e o alerta é para temporais sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. As rajadas de vento podem alcançar os 80 km/h em todo o Sul. As capitais Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) também estão sujeitas à chuva forte.
O último dia de novembro (30) e a virada para dezembro (1) também serão de tempo instável e a Região Sul deve continuar com as pancadas de chuva e risco de temporais. O fim de semana deve começar com chuva forte e bastante nebulosidade.