Guiana anuncia novo acordo de exportação para o Panamá

Mercado panamenho se abriu para o Brasil em 2018 e tem boa remuneração.

O Ministério da Agricultura da Guiana anunciou novo contrato para fornecer arroz ao mercado panamenho entre dezembro de 2018 e 2019.

De acordo com um comunicado, o contrato vale US$ 5,2 milhões e prevê o fornecimento de 200.000 quintais, o equivalentes a 9.075 toneladas de arroz branco. O primeiro embarque sob o novo acordo que deverá ser enviado ainda este mês.

O Panamá se abriu em 2018 para o mercado brasileiro e tem sido algo de investidas das tradings que operam no Rio Grande do Sul. Trata-se de um mercado interessante que tem pagado até 30% a mais sobre os preços médios da região.

No entanto, a própria Guiana informou em meados deste ano que os importadores panamenhos não vinham cumprindo o pagamento dos contratos, o que estava gerando dificuldades aos produtores locais. O próprio governo teve que cobrir parte dos pagamentos para evitar uma crise no setor, em especial entre os pequenos produtores. Com os pagamentos normalizados, novo acordo foi fechado, mas agora com algumas cláusulas de segurança.

Exportadores privados guianenses também estão exportando arroz para o México. 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter