Lado a lado rumo ao futuro

 Lado a lado rumo ao futuro

Arroz e soja, parceria na lavoura

Lavoura de soja terá
o mesmo espaço
da área arrozeira
.

 A importância da soja como alternativa de renda e de produção nas terras baixas é tanta que a lavoura da oleaginosa foi implantada em uma área de mesmo tamanho daquela cultivada com arroz na Estação Experimental de Terras Baixas para a 29ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. “Planejamos um esquema de rotação em que a gramínea vem sempre após a soja, mostrando, na prática, o uso alternado destas duas culturas”, destacou Ariano Magalhães Júnior, da Embrapa Clima Temperado.

A soja implantada na área demonstrativa apresentará um dos últimos genótipos lançados pela Embrapa, a cultivar BRS 6203 RR, voltada à produção no Rio Grande do Sul, com ampla adaptação para áreas de coxilhas e que mostra bom desempenho nas várzeas em rotação com arroz. Além disso, a variedade é resistente a doenças e sua produtividade chega a 3.550 k/ha com irrigação complementar. O material foi desenvolvido pela unidade de pesquisas de Passo Fundo (RS), a Embrapa Trigo.

Segundo Magalhães Júnior, as edições da Abertura da Colheita estão seguindo a lógica de se realizarem dois anos consecutivos em um dos parceiros. Confirmada a edição da safra 2019/20 também na Embrapa, será possível inverter o espaço dos cultivos e ampliar a avaliação demonstrativa. Para os próximos anos, a unidade de pesquisas de Pelotas continuará a seleção de linhagens de soja, tanto pelo melhoramento genético convencional quanto com o uso da biotecnologia.

NOVIDADES
“Em breve, teremos uma cultivar com maior tolerância ao encharcamento do solo, pois os resultados preliminares com algumas linhagens têm apresentado de 15% a 20% a mais de produção do que os atuais materiais comerciais disponíveis”, anuncia a pesquisadora Ana Cláudia Barneche, que trabalha com seleção de cultivares de soja para a região sul gaúcha.

QUESTÃO BÁSICA
No caso do arroz haverá 16 vitrinas tecnológicas para demonstrar materiais e tecnologias voltadas à soja em terras baixas em Capão do Leão, apresentadas tanto pelas entidades públicas quanto empresas privadas. Nestas vitrinas ocorrerão visitas programadas e guiadas, que consistem em um dos aspectos mais interessantes da Abertura da Colheita do Arroz. Os produtores e o público encontrarão informações sobre temáticas bem diversificadas, como manejo de pragas, insumos, qualidade de sementes, variedades, fertilidade do solo, rotação de culturas, dentre outros aspectos importantes aos cultivos em terras baixas, em especial visando o sistema de produção de arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter