Safra de arroz 2019/20 já começou em Santa Catarina

 Safra de arroz 2019/20 já começou em Santa Catarina

Cultivar Miura, da Epagri, é uma das utilizadas em Santa Catarina

Produtores de arroz da região de Joinville, no Norte do Estado, já estão realizando a semeadura.

A safra de arroz 2019/20 em Santa Catarina começou na semana passada com as primeiras propriedades da região de Joinville aproveitando o tempo firme para começarem a semeadura de suas lavouras. São áreas pequenas, com predominância do cultivo pré-germinado e que costumam ser plantadas cedo para que os agricultores aproveitem para colher o rebrote depois da primeira colheita. Com essa técnica, alguns produtores chegam a colher mais de 10 mil quilos por hectare.

Roni Maccoppi, das Sementes Macoppi, explica que no Norte de Santa Catarina o clima é mais quente do que no Sul e no Rio Grande do Sul, o que proporciona a quebra da dormência das sementes mais cedo. Segundo ele, outra vantagem que faz da região uma grande produtora é o uso de sementes certificadas, com sanidade e garantia. “Os produtores têm investido no produto superior, pois sabem que a semente representa cerca de 2% de todo o investimento na safra e o uso de material genético de má qualidade, sem procedência, pode causar um grande prejuízo”, explica.

A expectativa da Epagri/SC é de que o estado plante cerca de 150 mil hectares nesta temporada e colha pouco mais de 1 milhão de toneladas. Anualmente Santa Catarina busca arroz no Rio Grande do Sul para atender a demanda de suas indústrias, cuja capacidade de beneficiamento chega a 1,6 milhão de toneladas.

2 Comentários

  • Isso… Plantem bastante… mas bastante mesmo!!! Prá venderem a R$ 35 no ano que vem!!! Depois vão ter que trabalhar na Havan prá poder pagar as contas!!!

  • O velhinho da Havan vai abrir mais lojas e vagas de emprego. Mesmo assim os arrozeiros continuam plantando e prorrogando as dívidas. Se os pais morrem deixam as dívidas para os filhos continuarem plantando e segue o ciclo da vida.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter