Cachoeira, capital do arroz no RS

Cachoeira do Sul oficializa condição de Capital do Arroz quase 80 anos depois da primeira Festa do Arroz.

Aprovado por unanimidade ontem na Assembleia Legislativa do estado, o Projeto de Lei 27/2012 declara Cachoeira do Sul a Capital Estadual do Arroz. A lei, de autoria da presidenta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, deputada Zilá Breitenbach, contou com dois pareceres favoráveis que também haviam sido aprovados por unanimidade nas Comissões de Constituição e Justiça e de Assuntos Municipais.

Em seu pronunciamento na defesa do projeto, Zilá reforçou o pioneirismo de Cachoeira do Sul na utilização da irrigação mecânica na produção orizícola e força produtiva de suas terras e sua gente. Também citou a importância da Fenarroz como vitrina do município para todo o país. “Não se trata de disputar volume de produção, mas de reconhecer o pioneirismo, a completude da cadeia produtiva em Cachoeira do Sul, que planta 30 mil hectares por safra do grão, e sua importância para a economia do RS”, completa a parlamentar.

CAPITAL NACIONAL
Cachoeira do Sul também se autoproclama Capital Nacional do Arroz, por conta do mesmo pioneirismo no arroz irrigado, mas não existe lei que ampare oficialmente esta condição. Leitores do JP já sugeriram que algum deputado federal tome a mesma iniciativa em Brasília que teve Zilá no estado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter