Chuva forte e frequente retorna ao RS
Quem estiver com o plantio atrasado pode ter mais perda de tempo com a volta das chuvas, quem conseguiu semear aproveita o momento.
Há dez dias não chove intensamente sobre a maior parte do Rio Grande do Sul. Somente áreas do Sul e Leste do Estado receberam uma precipitação acima dos 10 milímetros/dia na semana passada. O período favoreceu uma aceleração da instalação do arroz na maior parte das áreas produtoras.
Basta o Pacífico Leste aquecer para a chuva forte e frequente retornar ao Rio Grande do Sul. Desde a semana passada, a temperatura do Pacífico Leste está mais elevada que o normal, situação que deverá persistir até janeiro. Isto trará maior frequência de chuva ao Estado já a partir de agora.
Nesta terça-feira (26), uma frente fria trará chuva forte e abrangente com acumulado de pelo menos 20mm na maior parte das áreas produtoras. No Oeste do Estado, entre Santana do Livramento e Uruguaiana, a simulação COSMO-INMET indica aproximadamente 100mm em menos de 24 horas.
No próximo fim de semana, há previsão de nova precipitação, embora de forma mais pontual. A simulação indica manutenção de um clima úmido com chuva de baixo acumulado, porém frequente, até aproximadamente sexta-feira (6) da semana que vem.