Região Sul – previsão para o verão 2020

 Região Sul – previsão para o verão 2020

Anomalia de precipitação prevista para janeiro de 2020

Volume de chuvas ficará abaixo do normal e temperaturas também.

O verão 2019/2020 começa oficialmente no dia 22 de dezembro de 2019, à 1h19min, e vai até 0h50min do dia 20 de março de 2020.

El Niño ou La Niña?

O verão 2019/2020 não terá El Niño e nem La Niña, fenômenos oceânicos-atmosféricos que ocorrem na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial e que alteram os padrões de chuva e na temperatura do Brasil e de outros países da América do Sul

Tecnicamente o verão 2019/2020 será com uma situação de neutralidade no Pacífico Equatorial.

Temperatura do Atlântico tem maior importância

O temperatura da água do oceano Atlântico, especialmente do Atlântico Sul, que banha toda costa leste do Brasil, do Uruguai e da Argentina, terá maior peso no comportamento da chuva e da temperatura sobre o Brasil no verão 2019/2020.

A situação da temperatura do Atlântico Sul neste verão será bastante favorável para a formação de ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul -, que é um dos principais sistemas meteorológicos do verão no Brasil. Quando ocorre, é responsável por grande parte da chuva da estação nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste.

As configurações atmosféricas e oceânicas desfavorecem a chuva sobre a Região Sul no verão 2019/2020.

Previsão para o verão 2020 na Região Sul
A previsão é de um verão com chuva abaixo da média na Região Sul. As frentes frias são menos frequentes do que o normal e as pancadas de chuva, típicas de verão, também são menos frequentes. A Região deve ter mais dias com sol do que com chuva, mas não há sinal de bloqueio.

Este verão também não favorece chuva para a Grande Florianópolis, que desde meados de 2019 registra problemas com o abastecimento de água.

A temperatura varia entre normal e abaixo da média, o que não significa que não vá fazer calor. Valores extremos devem ser registrados em fevereiro.

A influência do ar frio das frentes frias vai deixar o calor menos intenso no Sul neste verão.

Janeiro

Chuvas irregulares e abaixo da média. O calor não é extremo, a temperatura fica ligeiramente abaixo do normal.Anomalia de precipitação prevista para janeiro de 2020

Fevereiro

As frentes frias são rápidas e chove menos que o normal na Região, mas mesmo com o sol, o calor não é intenso.

Anomalia de precipitação prevista para fevereiro de 2020

Março

Chuva abaixo da média na maior parte do interior, e a temperatura fica acima do normal. Nas capitais, menos calor que a média.

Anomalia de precipitação prevista para março e 2020

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter