Forte alta nos preços do arroz, devido à seca, na Tailândia

 Forte alta nos preços do arroz, devido à seca, na Tailândia

Variedade IR64 de arroz indiano semelhante ao arroz tailandês

Os preços das exportações de arroz tailandês atingiram o pico de 20 meses e dispararam devido à seca. Como resultado, os importadores mudaram o interesse para a Índia.

 A seca persistente resultou na redução da oferta de arroz na Tailândia, aumentando o preço. Além disso, o baht forte também contribuiu para o preço mais alto do arroz desde junho de 2017. Os preços do arroz quebrado a 5% subiram para US $ 440-US $ 460 por tonelada, ante US $ 435-US $ 445, devido à redução na oferta. A Tailândia é o segundo maior exportador de arroz depois da Índia. Os exportadores prevêem que as exportações de arroz cairão para 7,5 milhões de toneladas em 2020, a menor em sete anos.

Importações da Índia

Citando os preços altos, alguns importadores preferiram o arroz da Índia ao arroz tailandês. Como resultado, o preço do arroz estufado quebrado a 5% da Índia aumentou para US $ 366-US $ 371 por tonelada, ante US $ 364-US $ 368 na semana passada. Este é o preço mais alto registrado desde 31 st outubro de 2019. Além disso, o aumento de formulário demanda países africanos também contribuiu para o aumento de preço. Um exportador com sede em Kakinada, Andhra Pradesh, declarou que o alto preço do arroz tailandês está desviando a demanda do arroz para a Índia. O arroz indiano anterior não conseguiu competir com o Vietnã e a Tailândia devido aos baixos preços oferecidos por eles.

Preço do arroz de Bangladesh

Apesar da boa produção e estoque suficiente de arroz, os preços domésticos subiram em Bangladesh. Os consumidores culparam o monitoramento inadequado dos mercados pelo governo. No entanto, o Ministério do Comércio negou as alegações e afirmou que o governo tem controle adequado sobre os mercados. Em outras palavras, os funcionários tomarão ações legais se algum comerciante tentar obter lucros inesperados acumulando. Além disso, o ministro da Agricultura, Abdur Razzak, declarou que o governo está fornecendo total apoio por meio de subsídios para aumentar a produção. No entanto, o país não conseguiu garantir nenhum acordo internacional devido à forte concorrência da Índia e da Tailândia. 

Mercado do Vietnã

Mercado do Vietnã esteve encerrado até 29 de janeiro janeiro por causa do feriado do Ano Novo Lunar. Além disso, os compradores suspenderam a compra de arroz, pois desejam a colheita de inverno-primavera, que ocorrerá no próximo mês. Além disso, a nova colheita é muito procurada nas Filipinas. O Vietnã exportou 6,4 milhões de toneladas de arroz em 2019 e está vendendo a preços mais baixos em comparação com outros países há alguns meses. (Com agências internacionais)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter