Governo indiano permite converter excedentes de arroz em etanol

 Governo indiano permite converter excedentes de arroz em etanol

O etanol produzido será utilizado na fabricação de desinfetantes para as mãos à base de álcool e na mistura de gasolina

A mudança levará ao uso de parte de um estoque de 30,57 milhões de toneladas para desinfetante de mãos.

Nesta segunda-feira, o governo indiano permitiu a conversão do arroz excedente, disponível na Food Corporation of India (FCI), em etanol. O desenvolvimento ocorre no momento em que brechas no Sistema de Distribuição Pública (PDS) estão impedindo as pessoas de receberem grãos gratuitos ou subsidiados.

Isso levará à utilização de parte de um enorme estoque de 30,57 milhões de toneladas (mt) de arroz (em 10 de março) – quase 128% a mais do que o estoque de reserva e as normas de requisitos estratégicos.

O etanol produzido a partir disso será utilizado para a fabricação de desinfetantes para as mãos à base de álcool e a mistura na gasolina.

A decisão foi tomada por um grupo de especialistas sob o Comitê Nacional de Coordenação de Biocombustíveis (NBCC), presidido pelo Ministro do Petróleo Dharmendra Pradhan, na segunda-feira. A Política Nacional de Biocombustíveis, 2018, afirma que durante uma safra agrícola, quando há excesso de oferta de grãos de alimentos, conforme previsto pelo ministério da agricultura e do bem-estar dos agricultores, a política permitirá a conversão dessas quantidades excedentes de grãos de alimentos em etanol.

Atualmente, o governo está sobrecarregado com um enorme estoque de arroz de anos anteriores. O estoque não inclui os 19,23 mt de arroz em casca estocados nas indústrias em nome da FCI.

Em 26 de março, o governo decidiu doar 5kg de trigo ou arroz e 1kg de leguminosas preferidas sem custo para 800 milhões de pessoas, de acordo com a Lei Nacional de Segurança Alimentar (NFSA).

Os grãos de 5kg estão acima da distribuição regular do PDS . Segundo as estimativas, isso absorverá cerca de 11 mt a mais de arroz dos armazéns do Centro.

No entanto, muitas pessoas pobres são incapazes de obter o benefício devido a brechas na rede PDS. Por exemplo, em vários estados, um grande número de portadores de cartões de ração pode não ser elegível para os grãos livres, pois não são cobertos pela lei de segurança alimentar.

Fora isso, a Lei Nacional de Segurança Alimentar, implementada em 2013 com base no Censo de 2011, não considerou o aumento da população em mais de nove anos, deixando uma grande parte da população fora do governo.

O governo já havia esclarecido que o descarte seria rigorosamente monitorado para acalmar qualquer equívoco de que o estoque de alimentos foi desperdiçado em combustível, quando milhões de crianças permanecem desnutridas.

O uso de arroz excedente para etanol atenderá à preocupação de cerca de 750 milhões de litros de capacidade de destilaria à base de grãos ociosos, devido à falta de matéria-prima, até certo ponto. Além disso, isso absorveria parte do arroz excedente do FCI, que é estimado em várias vezes a quantidade necessária.

A capacidade total de destilarias de grãos no país é de quase 2 bilhões de litros, dos quais cerca de 38% (750 milhões de litros) estavam sem uso há alguns meses, devido à falta de disponibilidade de matéria-prima.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter