Semana com chuva e muito frio no Estado
A formação de uma frente fria traz chuva entre 15mm e 30mm para a maior parte do Rio Grande do Sul entre segunda e terça.
Embora a chuva tenha se espalhado pelo Rio Grande do Sul, somente a Zona Sul e Campanha, entre Dom Pedrito e Jaguarão, receberam acumulados suficientes para início da instalação das pastagens de inverno. O acumulado passou dos 50 milímetros na Zona Sul. No fim de semana, fez frio. No domingo (3), a mínima foi de 3,1°C em Serafina Correia e de 3,8°C em Cambará do Sul.
Nesta segunda-feira (4), nuvens carregadas voltam a provocar chuva e trovoadas no Oeste do Rio Grande do Sul. Até 5h, o acumulado chegava aos 2mm em Quaraí.
A previsão é de uma semana com chuva e muito frio. A formação de uma frente fria traz chuva entre 15mm e 30mm para a maior parte do Rio Grande do Sul entre segunda e terça (5). Somente no Sul do Estado, choverá menos que 15mm. Embora o acumulado de chuva não seja elevado, há risco de granizo no Rio Grande do Sul pela baixa temperatura.
Por falar em baixa temperatura, ela despencará na segunda metade da semana, com mínimas entre 3°C e 6°C em todo o interior. Há potencial para geadas na Campanha e na Zona Sul na quinta (7) e na sexta-feira (8). A chuva retornará a partir da próxima segunda-feira (11), novamente com baixo acumulado. Mesmo assim, o aumento da frequência de chuva e as baixas temperatura ajudam na reposição da umidade do solo e instalação de pastagens e das culturas de inverno.
CONFIRA A PREVISÃO PARA AS SEIS REGIONAIS
Fronteira Oeste
Frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas entre segunda (4) e terça-feira (5) na Fronteira Oeste com acumulado em torno dos 25mm. Há risco de granizo na tarde desta segunda com rajadas de vento entre 45km/h e 55km/h. Posteriormente, a temperatura despenca e a mínima alcança algo entre 5°C e 6°C na quinta (7) e sexta-feira (8) com baixo potencial para geadas.
Campanha
Frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas entre segunda (4) e terça-feira (5) na Campanha com acumulado em torno dos 15mm. Na quarta-feira (6), o tempo seco retorna e o vento minuano sopra forte com rajadas em torno dos 50km/h. A temperatura despenca e a mínima alcança algo entre 4°C e 5°C na quinta (7) e sexta-feira (8) com potencial para geadas fracas.
Central
Frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas entre segunda (4) e terça-feira (5) na Região Central com acumulado em torno dos 25mm. Há risco de granizo na próxima noite com rajadas de vento em torno dos 45km/h. Posteriormente, a temperatura despenca e a mínima alcança algo entre 5°C e 6°C na quinta (7) e sexta-feira (8) com baixo potencial para geadas.
Planície Costeira Interna
Frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas entre segunda (4) e terça-feira (5) na Planície Costeira Interna com acumulado em torno dos 15mm. Na quarta-feira (6), o tempo seco retorna e o vento minuano sopra forte com rajadas em torno dos 60km/h. A temperatura despenca e a mínima alcança algo entre 6°C e 7°C na quinta (7) e sexta-feira (8).
Planície Costeira Externa
Frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas entre segunda (4) e terça-feira (5) na Planície Costeira Externa com acumulado em torno dos 20mm. Na quarta-feira (6), o tempo seco retorna e o vento minuano sopra forte com rajadas em torno dos 70km/h sobretudo nas áreas mais próximas do mar. A temperatura despenca e a mínima alcança algo em torno dos 9°C na quinta (7) e sexta-feira (8).
Zona Sul
Frente fria causa pancadas de chuva e trovoadas entre segunda (4) e terça-feira (5) na Zona Sul com acumulado em torno dos 10mm. Na quarta-feira (6), o tempo seco retorna e o vento minuano sopra forte com rajadas em torno dos 60km/h. A temperatura despenca e a mínima alcança algo entre 4°C e 6°C na quinta (7) e sexta-feira (8) com potencial para geadas fracas.