INMET alerta para tempestades com alto grau de perigo no RS
O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas de até 100mm por dia, granizo e rajadas de vento de até 100km por hora na Metade Sul gaúcha.
O nstituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta de tempestade para o Rio Grande do Sul, em especial à metade sul, na noite desta quarta-feira. A previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros em algumas regiões, entre 50 e 100mm por dia em outras, com queda de granizo e rajadas de vento que podem chegar a 100 quilômetros por hora. A previsão é para quinta-feira e se estenderá pela sexta-feira.
O INMET alerta também para risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos e instrui a população, em caso de rajadas de vento, a não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. "Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)", acrescenta a nota.
Área afetada:
O aviso é direcionado às áreas seguintes: Campanha, Encosta Do Sudeste, Serra Do Sudeste, Depressão Central, Encosta Inferior Do Nordeste, Planalto Médio, Missões, Litoral Gaúcho.
Na região Sul e da Campanha, na fronteira com o Uruguai, já chove e ocorrem raios e trovões desde o início da noite.
A expectativa das zonas arrozeiras é de que a chuva ajude a recompor as barragens, a umidade do solo, o desenvolvimento das pastagens e culturas de inverno.