Inundações apertam situação de produtores de arroz selvagem no Canadá

 Inundações apertam situação de produtores de arroz selvagem no Canadá

Níveis mais altos de água estão atingindo o negócio de arroz selvagem de Larissa Muirhead no lago Meeyomoot

Reunindo o aumento das taxas de arrendamento, COVID-19 e as cheias, sofremos uma espécie de golpe triplo, dizem os produtores.

Os altos níveis de água nos lagos inundaram as plantações de arroz selvagem no norte de Saskatchewan, uma das maiores regiões produtoras do Canadá, este mês.

Nesta temporada os cultivadores e coletores estão preocupados com o fato de as colheitas perdidas reduzirem a renda e a demanda por uma força de trabalho predominantemente indígena nesta colheita, especialmente porque as empresas estão apertadas entre taxas mais altas de arrendamento de terras e rendimentos mais baixos.

"As pessoas do ramo de arroz selvagem sofrerão este ano por causa das condições climáticas adversas e das inundações", observou Rusty Cameron, presidente do Conselho de Arroz Selvagem de Saskatchewan, ao qual são ligados 300 produtores. Ele estimou que cerca de 2.500 pessoas seriam empregadas na indústria, incluindo aquelas que trabalham em plantações de arroz, transporte e mão de obra em geral.

Os operadores de arroz selvagem contratam em grande parte trabalhadores indígenas para ajudar nas colheitas a cada outono. Os rendimentos mais baixos significam que muitos terão dificuldade em encontrar trabalho, disse ele. "Em Saskatchewan, eles dependem dessa colheita para obter uma renda."

Sem um bom estoque de arroz, ele está mais preocupado em exportar para os mercados asiático, europeu e norte-americano, que juntos representam mais de 80% da produção de arroz selvagem da província, disse ele.

Os produtores esperam uma melhora no clima até o final do mês, ou pelo menos uma recuperação produtiva abundante em 2021.

Larissa Muirhead, do Arroz Selvagem Orgânico, em La Ronge, concordou que provavelmente haverá um rendimento menor, se houver rendimento, este ano. Ela disse que cerca de 200.000 libras de arroz são colhidas em um ano de colheita mediana.

"Não estamos muito otimistas de alcançar este resultado", disse ela, acrescentando que sua operação terá uma imagem mais clara no final do mês.

Mike Watt, do canadense Lake Wild Rice, da Riese, em La Ronge, um dos maiores compradores de arroz selvagem da província, informou que os altos níveis de água podem reduzir suas colheitas para um quarto do que produz em um ano médio.

Ele ainda está preocupado com um aumento de 60% nas taxas de arrendamento de terras. “Reunindo o aumento das taxas de arrendamento, COVID-19 e as cheias, sofremos uma espécie de golpe triplo", disse ele.

A taxa média para uma permissão ou licença para coleta e manejo de arroz selvagem foi de US $ 215 em 2019-20 e será de US $ 265 para 2020-21, disse Val Nicholson, porta-voz do Ministério do Meio Ambiente.

"Para ajudar os cultivadores, o ministério está trabalhando com a indústria e usando sua flexibilidade disponível adiando os pagamentos de taxas de aluguel para o final do ano fiscal, até fevereiro de 2021", disse ela, acrescentando que as alterações nas taxas exigem aprovação legislativa e as taxas não eram revisadas há 12 anos quando foram alteradas.

Não há disposições para renunciar às taxas.

Gerry Angell, da Autumn Sky Wild Rice, em Denare Beach colhe cerca de 1.100 acres. Para ele, um aumento de taxa pode significar milhares de custos extras que teria de cobrir enquanto grande parte de sua colheita é inundada, disse ele.

"Temos que encontrar uma maneira de seguir em frente e pagar por isso."

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter