O furacão Hanna afetará ciclo de soqueira em parte do Texas

 O furacão Hanna afetará ciclo de soqueira em parte do Texas

Hanna em ação durante a colheita do arroz no Texas

Retração deve representar de 15% a 20% da área na segunda safra, mas furacão não representou grandes prejuízos às lavouras que estão sendo colhidas.

O furacão Hanna atingiu, no sábado à noite, a região de Padre Island, ao sul de Corpus Christi, no Estado do Texas (EUA), como uma tempestade de categoria 1 com ventos sustentados de até 140 quilômetros por hora. A zona atingida fica a sudoeste da maior área produtora de arroz do Texas, a oeste de Houston, e embora uma pequena quantidade da colheita tenha sofrido algum acamamento associado aos ventos, o maior impacto da tempestade deve ser mesmo no potencial de produção da soqueira, também conhecida como ‘segunda colheita’, segundo o consultor Steve Linscombe, da USARice.

Em pontos localizados a tempestade despejou quantidades significativas de chuva em alguns campos que já tinham recebido precipitações alguns dias antes. Como resultado das primeiras chuvas, a colheita em algumas áreas ocorreu sob condições lamacentas, o que leva à movimentação de solo e formação de sulcos severos pelas colheitadeiras, tratores e graneleiros. Se um campo apresenta sulcos consideráveis após a colheita, minimiza o potencial para a produção da segunda safra e, frequentemente, os produtores de arroz abandonam a tentativa de produzir a soqueira.

Quase todos os campos de arroz a oeste de Houston produzem a soca, o que no Brasil é comum no Norte de Santa Catarina, no Paraná e em algumas regiões do Centro do país, se as condições o justificarem. “Estima-se que essa condição de piso, associada às chuvas do furacão e precipitações anteriores, reduza a produção potencial de soqueiras para 80% a 85%, o que, por sua vez, tem um impacto negativo na colheita total da região”, explica em boletim da USARice.

Até o momento, aproximadamente 15% a 20% da colheita a oeste de Houston foram colhidos e, na maior parte, os rendimentos foram muito bons. Terry Hlavinka, que cultiva perto de East Bernard, no condado de Wharton, relatou ter colhido já 15% da área plantada, com rendimentos de 5% a 10% acima da média dos últimos anos. Se o clima e as condições do solo permitirem, vai realizar a ressoca em 100% do campo.

"Em nossa região, os resultados de colheita de agricultores em geral têm sido excelentes", disse Timothy Gertson, outro produtor de arroz do condado de Wharton, cuja família já colheu 10% da área semeada. Seguindo o conhecimento aceito sobre as condições da segunda safra, Gertson disse: "O potencial da segunda safra será prejudicado por essas tempestades, porque todos nós estamos colhendo na lama na próxima semana. Gostaríamos de alcançar a segunda safra em 100% de nossos acres de arroz, mas talvez seja necessário abandonar alguns campos que estão muito revolvidos". Hanna foi o primeiro furacão da temporada no Atlântico Norte.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter