China surge como a maior ameaça às exportações de arroz da Tailândia

 China surge como a maior ameaça às exportações de arroz da Tailândia

Colheitas chinesas mais abundantes e grandes estoques devem levar o gigante de volta ao mercado

A China poderá se tornar a principal concorrente da Tailândia para exportação de arroz no futuro, de acordo com a Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia.

O presidente honorário da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia (TREA), Chookiat Ophaswongse, disse que a entidade está observando atentamente as exportações de arroz da China, que haviam aumentado em termos de volume nos últimos anos.

No ano passado, a China exportou 2,7 milhões de toneladas de arroz, que deve atingir 3,2 milhões de toneladas este ano.

Ele acrescentou que a exportação chinesa deve crescer para entre 5 milhões e 6 milhões de toneladas nos próximos anos, graças às variedades de arroz e ao alto rendimento obtido em suas safras.

O dirigente acredita que, além da China, Mianmar também está subindo rapidamente como um grande exportador de arroz. Mianmar já exportou 2 milhões de toneladas este ano e deve aumentar para 3 milhões de toneladas no próximo ciclo.

Chookiat afirmou que os concorrentes da Tailândia gastaram muito mais em pesquisa e desenvolvimento de arroz para melhorar a qualidade e as cepas para adequarem-se à demanda do mercado.

A associação revisou recentemente sua previsão para as exportações de arroz tailandês este ano de 7,5 milhões de toneladas para 6,5 ​​milhões de toneladas.

Os embarques da Tailândia no primeiro semestre deste ano caíram 32% em relação ao ano anterior, para 3,14 milhões de toneladas, no valor de US $ 2,2 bilhões, segundo a TREA.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter