Preços tailandeses diminuem por desvalorização do baht, baixa oferta eleva preços do Vietnã

 Preços tailandeses diminuem por desvalorização do baht, baixa oferta eleva preços do Vietnã

Queda do ministro afetou preços do arroz e câmbio na Tailândia

O baht foi atingido pela repentina renúncia do ministro das finanças recentemente nomeado, Predee Daochai,.

Os preços de exportação do arroz na Tailândia caíram esta semana, segundo a agência internacional de notícias Reuters, atingindo marca de três semanas, já que o baht caiu após a saída do ministro das finanças do país, enquanto as taxas do grão vietnamita aumentaram por causa da menor oferta do grão.

Os preços do arroz com 5% de quebrados, da Tailândia, segundo maior exportador mundial (RI-THBKN5-P1) tiveram uma redução nas máximas, e caíram para $ 500- $ 513 por tonelada na quinta-feira, de $ 500- $ 520 na semana passada.

O baht foi atingido pela repentina renúncia do ministro das finanças recentemente nomeado, Predee Daochai, na terça-feira, aumentando a incerteza em uma economia que já está se recuperando do coronavírus.

“No dia em que o ministro das finanças renunciou, o preço do arroz caiu repentinamente em 0,20 baht, então teve um efeito psicológico no comércio”, afirmou um trader de Bangkok.

Os suprimentos da nova safra também contribuíram para um cenário de preços mais baixos.

Mas outro trader assegura que o volume da temporada intermediária da Tailândia, colhida este mês, foi desanimador.

As cotações para o arroz com 5% quebrados, RI-VNBKN5-P1 do Vietnã subiram para US $ 490 a tonelada na quinta-feira, de US $ 480- $ 490 na semana passada com a baixa oferta, mas traders disseram que a fraca demanda deve evitar novo aumento nas próximas semanas.

Os suprimentos não devem aumentar até a colheita de outono-inverno a partir de novembro, avaliou um agente de negócios da cidade de Ho Chi Minh.

Dados preliminares do governo mostraram que os embarques de arroz do Vietnã nos primeiros oito meses provavelmente caíram 1,7% para 4,5 milhões de toneladas em relação ao ano passado.

As referências de valor do RI-INBKN5-P1, arroz parboilizado (5% quebrados) do exportador principal do mundo, a Índia, permaneceram inalteradas em $ 384- $ 390 por tonelada.

“Os exportadores não fizeram nenhuma alteração nos preços, mas eles precisarão reajustar  se a rúpia seguir nesta trajetória de valorização”, assegurou um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh, no sul do país.

A rúpia valorizou cerca de 3% nas últimas duas semanas.

O vizinho Bangladesh, um dos maiores produtores globais, continuou lutando contra as enchentes, que destruíram o equivalente a US $ 4,29 bilhões na safra arrozeira e levaram a um novo aumento de preços.

“A decisão de importação de arroz está pendente. Não há falta no momento ”, disse Sarwar Mahmud, chefe da Diretoria Geral de Alimentos do governo do país.

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter