Safra de arroz deve ser suficiente para abastecer mercado interno

 Safra de arroz deve ser suficiente para abastecer mercado interno

Colheita do arroz no Brasil estará dentro da média dos últimos anos

No fim do ano passado, o governo federal chegou a facilitar a importação de arroz, para aliviar os preços internos.

Vilão da inflação de alimentos no segundo semestre do ano passado, o arroz deverá registrar uma produção de 11,0 milhões de toneladas em 2021, leve queda de 0,7% ante 2020, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de fevereiro, divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com a estimativa de janeiro, houve um ajuste para baixo de 0,1%. Apesar da previsão de queda, o IBGE ressaltou que “a produção deve ser suficiente para abastecer o mercado interno brasileiro”. No fim do ano passado, o governo federal chegou a facilitar a importação de arroz, para aliviar os preços internos.

O Rio Grande do Sul, responsável por quase 70,0% da produção nacional, deve produzir 7,6 milhões de toneladas, com queda 2,1% em comparação com 2020. O LSPA de fevereiro estima uma queda de 2,7% ante 2020 na produtividade (7.958 kg/ha). A produção catarinense, de 1,2 milhão de toneladas, deve declinar 4,1% ante 2020.

Já a safra de feijão deverá atingir um total de 3,0 milhões de toneladas ao longo deste ano, conforme o LSPA de fevereiro. Se confirmada, será uma alta de 2,2% ante 2020. O IBGE reduziu em 1,9% a estimativa em relação ao dado de janeiro. A área a ser colhida aumentou 0,2% e o rendimento médio diminuiu 2,0%, também ante o LSPA de janeiro.

Na comparação com a safra de 2020, a estimativa para a área a ser colhida representa alta de 0,7%, enquanto o rendimento médio deverá crescer 1,4%. Os Estados com maior participação na estimativa de produção de feijão, considerando-se as três safras, são: Paraná (24,3%), Minas Gerais (18,8%) e Goiás (10,9%).

A segunda safra de feijão, que representa 39,1% do total, foi estimada em 1,2 milhão de toneladas, declínio de 0,7% frente à estimativa de janeiro. Já para a terceira safra de feijão, a estimativa de produção foi de 553,7 mil toneladas, redução de 0,1% frente à estimativa de janeiro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter