Fraca demanda e escassez de navios atingem o preço do arroz indiano
(Por Planeta Arroz*) As taxas de envio aumentaram drasticamente desde a pandemia devido à escassez de navios. Somando-se a isso, a demanda fraca durante a chegada de nova safra está afetando dramaticamente as cotações do arroz indiano.
Os preços de exportação do arroz na Índia caíram para o nível mais baixo de quatro anos e meio. A queda é atribuída principalmente à reduzida demanda, gargalos logísticos, falta de compradores, escassez de navios e altas taxas de embarque. As razões mencionadas vêm tendo um efeito deletério sobre os preços há duas semanas consecutivas.
Na semana passada o arroz parboilizado, 5% quebrados, da Índia chegou a $ 354- $ 358 por tonelada. No entanto, foi de US $ 366 por tonelada na semana passada. Ao contrário, os preços do arroz 5% de quebrados na Tailândia aumentaram marginalmente de $ 408 para $ 410 por tonelada. Os valores tailandeses não estavam tão baixos desde julho de 2019. Ambos os países experimentam flutuações devido às taxas de câmbio; comenta um exportador de arroz de Bangkok . Em meio às flutuações de preço, o arroz com 5% de quebrados do Vietnã permanece inalterado em US $ 390 por tonelada.
Oferta permanece alta
Um comerciante da cidade de Ho Chi Minh compartilhou que os agricultores estão achando muito difícil vender o arroz recém-colhido. Por outro lado, os agricultores indianos plantaram 26,5 milhões de hectares de arroz em casca até 30 de julho deste ano. Além disso, os exportadores e agricultores estão preocupados na região do Delta do Mekong, já que o abastecimento doméstico está aumentando enquanto a demanda está diminuindo.
Tendo em mente as dificuldades, Bangladesh comprou mais de 50.000 toneladas de arroz da Índia a um alto preço de US $ 377,88. Mesmo assim, embora o valor pareça mais alto, na verdade é menor do que a cota usual. De qualquer maneira, ajuda aos exportadores indianos. Além disso, no Vietnã, o governo está planejando comprar arroz dos agricultores para formar estoques e reduzir os riscos sociais e econômicos.
Ao todo, as taxas de preços indianos têm flutuado nos dias de hoje, o que tem um efeito drástico sobre os agricultores e exportadores de arroz. Devido à pandemia, a subsistência desses agricultores e exportadores é altamente volátil em todo o mundo. (*Com agências internacionais)