Equador exportou 416 toneladas de arroz para a Guatemala
(Por Planeta Arroz*) Um total de 416 toneladas de arroz beneficiado do Equador foi exportado para a Guatemala nesta semana por via marítima. O próximo embarque será feito para a Costa Rica com valor semelhante, e está agendado para os próximos dias. Além disso, o Equador pretende finalizar a venda de mais de mil toneladas do grão ao Paraguai e atender à demanda de 200 toneladas solicitadas pela França.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG), isso faz parte das estratégias que promove para a exportação da superprodução do setor arrozeiro do país. Equador vai exportar 60 mil toneladas de arroz para a Colômbia até junho, em dezembro chegará a 99 mil toneladas
A empresa privada em coordenação com a Subsecretaria de Comercialização Agropecuária do MAG e a Agência de Regulação e Controle de Fitossanitários e Zoosanitários (Agrocalidad) foram as que conseguiram a abertura desses novos mercados, o que permitirá evacuar este produto e regulamentar o preço do grão.
Álex Ibarra, subsecretário de Marketing Agrícola do MAG, indicou que “com esta evacuação, as indústrias estarão prontas para receber a safra de setembro”. A expectativa é de que essas exportações continuem até novembro, evitando o excesso de oferta e estabilizando os preços no mercado local. (*Com El Universo)