Segredo da produtividade
Genética Lidero é aliada para maiores rendimentos na lavoura orizícola
A semente carrega o potencial da lavoura. A escolha da semente é determinante para atingir altas produtividades nos arrozais. Uma boa genética é aliada para o aumento de produtividade. Para comprovar isso, a BASF realizou concurso de produtividade com dois híbridos da marca Lidero™. O resultado médio das áreas inscritas ficou acima de 11 mil kg/ha para a safra 2020/21.
A produtividade vencedora com o híbrido BRH 0222 CL foi registrada no município de Agudo (RS). O resultado da área inscrita no concurso de produtividade Lidero™ foi de 14.864 kg/ha. A maior marca com o híbrido BRH 0522 CL foi alcançada na região de Cachoeira do Sul (RS). O resultado campeão produziu 14.343 kg/ha no talhão auditado pela equipe da BASF.
“A comercialização de sementes híbridas da BASF iniciou no segundo semestre de 2020 e os resultados dos híbridos da Lidero™ já se fazem presentes. Na última colheita, foram 25% mais produtivos em relação aos cultivares que são referências no mercado. Os dois primeiros híbridos de arroz da marca Lidero™ e da BASF em nível global têm tolerância moderada para a brusone, considerada a principal doença da cultura do arroz”, fala José Mauro Costa Rodrigues Guma, gerente de Sementes de Arroz e Trigo da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.
Guma também destaca que a construção da marca Lidero™ tem a participação dos agricultores. E afirma que as expectativas de desempenho dos híbridos seguem positivas para a safra 2021/22. De acordo com o gerente da BASF, este ciclo será importante porque vai preparar o mercado para a chegada da tecnologia Provisia® a partir da safra 22/23.
A associação da tecnologia Provisia® com a genética Lidero™ permitirá ao agricultor alcançar novos patamares de produtividade, qualidade e sustentabilidade, avalia Guma. O sistema produtivo com Provisia® será uma importante ferramenta para o controle de plantas daninhas de folha estreita.