Preço do arroz se elevará. Alta dos fertilizantes aumenta custos agrícolas
(Por Bloomberg) O aumento maciço em preços de fertilizantes está chegou para o arroz, um alimento básico para metade da população mundial, com os agricultores de um dos principais exportadores se preparando para preços exorbitantes de nutrientes agrícolas na próxima temporada de plantio.
O custo do fertilizante na Tailândia deve dobrar sobre o valor dee 2020, com preços agora em 16.000 baht (S $ 644) por tonelada, em comparação com uma média de 10.000 baht no ano passado, disse Pramote Charoensilp, presidente da Associação de Agricultores da Tailândia, que representa os produtores de arroz no terceiro maior remetente do mundo.
“Será um problema para os produtores de arroz nos próximos meses. Muitos deles já colheram o arroz da última temporada e estão se preparando para o plantio, então precisarão de fertilizantes”, disse Pramote.
“Uma tonelada de fertilizante agora é mais cara do que uma tonelada de arroz.”
O arroz é um alimento básico em muitos países da Ásia e os preços dos fertilizantes em alta devido à crise energética global devem aumentar os custos de muitos agricultores da região.
Em alguns países, isso pode fazer com que os governos tenham que intervir para aumentar os subsídios aos agricultores a fim de garantir suprimentos essenciais. Como muitas outras nações produtoras de arroz, a Tailândia compra quase toda a sua ureia, fosfato e potássio do exterior, incluindo da China. Isso torna o país mais vulnerável a mudanças nas políticas de exportação chinesas, e os problemas são exacerbados pelo aumento dos custos logísticos.
A China está intensificando a inspeção das exportações de fertilizantes em meio à preocupação com o impacto do aumento dos preços na segurança alimentar doméstica, disse um aviso da alfândega datado de 11 de outubro. A China é um fornecedor importante de ureia e fosfato para o mercado global, incluindo Índia, Paquistão e países do sudeste asiático.
Embora as enchentes tenham poupado a maior parte dos campos de arroz da Tailândia e os exportadores ainda tenham uma meta de envio de 6 milhões de toneladas este ano, os custos dos fertilizantes se tornarão um “grande problema” para os agricultores que já lutam com os preços baixos, disse Pramote. “O governo deve intervir.”
Os preços do arroz branco tailandês 5% quebrado, uma nota de referência, caíram cerca de 30% em relação à alta de fevereiro.
Os custos de fertilizantes estão tendo um impacto em outras partes da Ásia. O departamento de produção vegetal do Vietnã está incentivando os produtores de arroz a reduzir o uso de fertilizantes pela metade. Enquanto isso, nas Filipinas, Wilfredo Roldan, administrador da Autoridade de Fertilizantes e Pesticidas, espera que os preços locais do arroz e do milho aumentem, já que os fertilizantes respondem por até 70 por cento do custo de produção.
Aumento do preço de mercado de fertilizantes: esperar ou comprar agora?
Os altos preços da energia estão afetando muitas empresas e as grandes fábricas também não podem escapar deles. A produtora de fertilizantes Yara explica quais são as consequências, não só do alto preço do gás, mas também da longa escassez de matéria-prima. O que todos querem saber nesse ínterim: é melhor esperar até que os preços comecem a cair ou antecipar novos aumentos de preços e comprar agora?
Yara explica que os preços estão subindo “em todo lugar”: seja fertilizante de nitrogênio, fertilizante de fosfato ou fertilizante de potássio, os preços aumentaram. A causa desses aumentos é bastante diversa; De acordo com o produtor, isso tem a ver com aumentos de matérias-primas como gás, ácido sulfúrico e fosfórico, escassez de contêineres e muitos outros motivos.
Preço mais alto para o nitrogênio
O mercado de nitrogênio opera em um nível global, portanto, muitos fatores influenciam o preço. Clima frio na primavera : o primeiro limita-se à Europa Ocidental. Devido ao frio da primavera, a demanda por fertilizantes nitrogenados para os agricultores começou tarde. Como resultado, a demanda continuou no final da temporada, mantendo o preço alto.
O preço global dos grãos
O preço dos grãos afeta o preço dos fertilizantes nitrogenados. O alto preço dos grãos motiva os agricultores de todo o mundo a tirar o máximo proveito de seus grãos, por isso, sempre que possível, são feitos investimentos extras em nitrogênio. No momento, os preços dos grãos estão altos. A demanda está alta, já que o fundo dos estoques do ano passado está à vista. Na verdade, a demanda é tão grande que a nova safra se limitou a nenhum efeito sobre os preços. As condições climáticas também estão elevando os preços no momento, já que a América do Norte está sofrendo com a seca e a Europa está tendo um outono chuvoso.
O preço do gás : um dos indicadores mais importantes dos preços do nitrogênio é o preço da energia, principalmente o preço do gás. Em agosto de 2020, o preço do gás estava entre 1 e 2 dólares, mas em agosto de 2021, o preço do gás estava entre 14 e 15 dólares. Com base apenas nisso, é fácil imaginar que os preços dos fertilizantes de nitrogênio não cairão drasticamente no curto prazo, mas sim aumentarão ou pelo menos se estabilizarão.
Preços das matérias-primas:
Yara aponta que tanto a mídia agrícola quanto a mídia ‘convencional’ relatam matérias-primas caras.
Aumento da demanda por fosfato dos EUA
Os preços dos fertilizantes fosfatados aumentaram consideravelmente no final do segundo trimestre deste ano, em parte devido ao aumento da demanda. Atualmente, o mercado parece estar se estabilizando e há sinais de que há fertilizantes suficientes para atender a demanda atual.
No entanto, o nível de demanda por fertilizantes (fosfatados) nos Estados Unidos para aplicação no outono terá um grande impacto sobre os preços-alvo no mercado no quarto trimestre de 2021 e no primeiro trimestre de 2022. Os preços de safra relativamente altos indicam que quantidades significativas de fosfato podem ser compradas pelos agricultores.
Sanções aumentam os preços do potássio Os preços do potássio nos mercados spot em todo o mundo subiram para níveis ainda mais altos em julho, após o anúncio da UE de sanções contra as exportações de potássio da Bielorrússia. Isso também está afetando o mercado global: os fornecedores garantiram vendas de maior valor no terceiro trimestre em todo o mundo.
No Brasil, um novo e forte mercado spot emergente, os últimos grandes aumentos de preços parecem ter sido impulsionados pelo sentimento. Entretanto, o nível de preços em um grande número de mercados MOP (o mercado de sais de potássio) voltou ao nível alcançado nos infames anos de 2007 e 2008. Se uma nova ‘bolha’ está no horizonte é e continua a ser difícil de dizer.
1 Comentário
Tá bem seu Paulo! O Sr. é o gênio do arroz? Conte para nós o que vai acontecer com o mercado do arroz nos próximos 3 anos??? O Sr. que é o “rice sapiens” conte para nós com produziremos ano que vem sem adubo, uréia, herbicidas e outros insumos? Como ficará a sua lei da oferta e da procura logo ali adiante? Conab sem arroz? Paraguai e Uruguai reduzindo área? Talvez lá na frente Sr. Paulo o produtor olhe para as palavras dita pelo Sr. e resolva plantar muito, mas muito menos! Talvez no meio de toda essa fartura voltem as enchentes, as importações, a covid, etc… O sol nasce para todos! Todos merecem trabalhar e produzir. E a picaretagem e a sonegação tem que acabar! Almofadinhas que ficam só lucram as custas de quem realmente trabalha!