Preço do arroz dispara no Peru e chega a 190 soles em Lima
(Por El Popular) Um novo integrante da cesta básica familiar começou a aumentar de preço, afetando milhares de donas de casa. Este é o arroz, o principal ingrediente da culinária peruana, que chegou a 190 soles por saco de 50 quilos nos mercados de Lima e Callao (valor equivalente a R$ 240,14). Durante um passeio pelos mercados de Lima, El Popular percebeu que o arroz ultrapassou a cerca de 4 solas, gerando incerteza nas mães das famílias. “Nada é suficiente para nós agora”, disse uma dona de casa ao ver os preços.
Mas não é o único produto que aumentou seu custo. Também foi visto que açúcar, frango, ovos e óleo tiveram um aumento de até 20% no custo em relação ao mês passado. No caso do ovo, a caixa custa 76 soles e a mais cara, 95 soles.
No interior do país, nos mercados das cidades de Huánuco, Amarilis e Pillco Marca, o custo do arroz chegou a ultrapassar 200 soles por saca de 50 quilos, enquanto o açúcar no atacado ultrapassou 120 soles.
Por sua vez, o economista Yefferson Llonto mencionou que o aumento do açúcar e do arroz estaria diretamente relacionado ao aumento do custo dos fertilizantes em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia.
“Os preços de fertilizantes como ureia, amônia e outros quase dobraram. Ou seja, devido às restrições impostas pela China e Rússia, que estão desacelerando a exportação desses fertilizantes devido a esse conflito, será gerado um aumento no preço de produtos como arroz e açúcar. E a safra, a oferta, vai cair, porque não é mais o mesmo rendimento, o produtor não tem o mesmo poder aquisitivo para comprar esses insumos orgânicos”, explicou à RPP,