Irga fica, de novo, sem diretor comercial
(Por Planeta Arroz) Nesta segunda-feira o advogado e produtor rural João Batista Camargo Gomes, indicado pelas lideranças setoriais do arroz, pediu demissão do cargo de diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A oficialização deve sair no Diário Oficial do Estado até o final da semana. Camargo Gomes solicitou formalmente a sua demissão, nesta segunda-feira. Embora já houvesse sinalização neste sentido, esperava-se que sua saída ocorresse após a divulgação da estimativa de safra, que deve ser divulgada esta semana.
O produtor teve uma atuação importante ao reativar as comissões de Patrimônio e de Mercados do Irga, bem como na concretização da obra de segurança (dreno de pé) que permitiu a captação de água e o plantio de 2.500 hectares de arroz na Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul. Também destravou alguns processos históricos dentro do Irga e deu início às negociações para que os usuários assumam a Barragem do Capané, e agilizou a liberação do convênio com o Cepea para assegurar a manutenção do Indicador do Arroz, ferramenta importante da cadeia produtiva.
Com a saída de Camargo Gomes, deixa o cargo o último dos membros da diretoria nomeada depois de dois anos com o Irga praticamente sem comando, pelo ex-secretário da Agricultura Covatti Filho. O agrônomo Ivan Bonetti, nomeado presidente, foi o primeiro a deixar o cargo. Foi seguido por Ricardo Kroeff, que era diretor técnico e servidor de carreira, Eduardo Milani, ex-diretor administrativo que assumiu uma diretoria na Secretaria da Agricultura, e agora pelo diretor comercial.
Camargo Gomes deixou o Irga no mesmo dia em que o novo secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes, tomou posse. Isso o deixará à vontade para nomear os novos diretores do instituto para as vagas nos departamentos comercial e administrativo.
Na despedida destacou que trabalhou em prol e respeitou o conjunto da cadeia produtiva que o indicou, bem como não mediu esforços para alcançar resultados esperados pelo setor, fez bons amigos no Irga, no Conselho e entre os produtores e considera a experiência satisfatória. Agora, volta a dirigir seus negócios no Litoral Norte.