Arroz orgânico parboilizado integral vitaminado de cocção rápida

Na busca de alternativas de mercado para o arroz, um diagnóstico aponta a necessidade de diversificar a oferta de arroz para o consumidor.
Isso sem deixar de lado conquistas, como o básico arroz com feijão.
Esta é uma tarefa para todos os elos da cadeia produtiva.

Com base nessa premissa,o autor apresentou palestra na Rice Market & Technology 2013(Miami) tratando de tecnologias geradoras de novas oportunidades para o arroz (Rice Technology: New Opportunities Comingto Market).

O presente artigo aborda partes do tema apresentado na convenção, enriquecido pelos debates e conversas informais durante o evento. Soma-se a isso a busca de atender demanda por alternativas, em pequena escala, originária de cooperativas que buscam agregação de valor.
Segue uma análise de cada ponto do título do artigo.

1. O porquê do orgânico

Na procura por nichos de mercado, tem sido verificada uma tendência ao apelo pelo natural e pelo saudável. Dois pontos têm chamado atenção do consumidor de produtos orgânicos:
(1) a disposição em pagar mais por eles; (2) a importância da rastreabilidade atestada.

2. O parboilizado integral resgata o espaço perdido pelo integral

Com o crescente distanciamento produção–consumo, o arroz integral vem sendo descartado. Depõe contra ele a reação mais rápida da bioquímica dos alimentos, responsável pelo ranço.

O espaço tem sido ocupado pelo parboilizado integral, onde o tratamento hidrotérmico inativa as enzimas causadoras da alteração. No Brasil, o último salto de qualificação no parboilizado integral surge com a gelatinização controlada dos associados da Abiap.

3. A vez do vitaminado

Trata-se de um produto enriquecido pela adição de micronutrientes, com destaque para as vitaminas B1 e B9 e sais de Zn e Fe. A denominação foi adotada em ação da Fundação Bill &Melinda Gates e outras entidades internacionais sem fins lucrativos. No Brasil, desenvolve-se um trabalho piloto, sob chancela interna por organizações como Abiarroz, Abiap, sindicatos arrozeiros e a cadeia produtiva do arroz.
Resumindo: veio para nutrir, veio para ficar!

4. A facilidade para o consumidor

Pouco adiantaria juntar os atributos anteriores sem adequar o produto a demandas como facilidade no preparo. O cozimento rápido potencializa a aceitação do conjunto dos atributos anteriores. A tecnologia está dominada e seu reconhecimento exposto nos supermercados.

Nota:
Proposição da Cientec, resumida no título, está em análise no órgão da área de segurança alimentar. O mesmo assunto é pauta da segunda reunião do projeto Cuba e Brasil no Século 21.

Gilberto Wageck Amato – Eng. Quím., M. Sc.
Pesquisador da Cientec

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