Sosbai elege nova diretoria para 2022/25
(Por Cleiton Evandro dos Santos, AgroDados/Planeta Arroz) A Sociedade Sul Brasileira do Arroz Irrigado (Sosbai) elegeu na última quarta-feira, à noite, em assembleia geral, a sua diretoria para a temporada 2022/2025. Foram eleitos o presidente André Andres, pesquisador da Embrapa Clima Temperado, de Capão do Leão (RS) e como vice a pesquisadora Danielle Almeida, do Irga.
Segundo Andres, o grande desafio da nova direção é a realização do 13º Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado, em Pelotas, em 2025, e também a reunião da Comissão Técnica Sul Brasileira de Arroz Irrigado (Ctar), que define as orientações e recomendações para manejo da lavoura.
Uma mudança importante acontecerá nesta próxima gestão: o intervalo entre os congressos. “Como o Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado acontece em anos ímpares e este ano ocorreu por excepcionalidade, referente à pandemia, teremos um espaço de três anos até o novo congresso”, explicou André Andres. A próxima edição será apenas em 2025, em Pelotas.
Além disso, o presidente da Sosbai entende que a coincidência com períodos eleitorais em anos pares prejudica o evento, a busca de patrocínios e até a inscrição dos participantes, pois os organismos da pesquisa são, em sua maioria, públicos.