Apenas 1% da lavoura de arroz gaúcha está em floração

 Apenas 1% da lavoura de arroz gaúcha está em floração

(Por Planeta Arroz) A Emater/RS divulgou o seu boletim semanal de acompanhamento da safra de verão e deu como encerrada a semeadura no Estado, cuja área estimada de arroz pelo IRGA é de 862.498 hectares. Apenas 1% da área, ou 8,6 mil hectares, entraram na floração. O restante está em estágio reprodutivo. A produtividade projetada é de 8.226 kg/ha. Observa, porém, que há pequenas áreas, sem relevância estatística, para complementação na região Centro/Leste do Estado.

As chuvas ocorridas entre 30/11 e 04/12, apesar de mal distribuídas e de volume variável, foram importantes para o desenvolvimento vegetativo e para o início do ciclo reprodutivo (R1), que ocorre em 1% das lavouras. As condições climáticas foram satisfatórias para a implantação do cereal, e é necessária a continuidade de períodos longos de insolação com água à disposição para a manutenção do potencial produtivo.

A principal atividade dos rizicultores no período foi o manejo de irrigação, alguns tratos culturais de fertilidade e controle de invasoras.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Pelotas, as lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, considerado muito bom até o momento. O clima de dias ensolarados, de alta radiação solar e de temperaturas em elevação durante o dia beneficia o desenvolvimento das lavouras.

Na de Porto Alegre, o processo de floração está iniciando sem problemas, e a tendência é de manutenção da produtividade esperada, caso não ocorra algum evento climático extremo adverso. Os produtores ainda dispõem de produto para comercializar da safra 2021/2022, porém em pequeno volume.

Na de Santa Maria, foi concluído o plantio. As lavouras encontram-se em desenvolvimento vegetativo, e, em São Vicente do Sul, os produtores realizaram a segunda aplicação nitrogenada e o controle de invasoras.

Na regional de Santa Rosa, com lavouras implantadas, os rizicultores manejam irrigação e monitoram os prognósticos de tempo para regular o uso do volume de água disponível nos reservatórios.

Na de Soledade, a semeadura está em processo de finalização. De maneira geral, as lavouras têm germinação/emergência uniforme e bom estande de plantas. De forma pontual, houve falhas na germinação devido ao frio, e, nesses casos, as lavouras estão sendo ressemeadas.

Comercialização (saca de 50 quilos)
Segundo o levantamento semanal de preços realizado pela Emater/RS-Ascar no Estado, o valor médio aumentou +3,03%, passando de R$ 82,09 para R$ 84,58.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter