Vietnã aprova estratégia de desenvolvimento da exportação de arroz
(Por VNA) A Estratégia para o desenvolvimento do mercado de exportação de arroz vietnamita até 2030 terá como foco o desenvolvimento e diversificação de mercados com escala e estrutura de negócios adequada, sustentável e eficiente, além de aumentar a presença desse grão vietnamita em diferentes países .
Este é o objetivo geral da referida Estratégia recentemente aprovada pelo vice-primeiro-ministro vietnamita Le Minh Khai, na qual destacou a necessidade de associar o mercado de exportação à produção nacional de acordo com a cadeia de valor, garantindo a qualidade do arroz exportável.
Especificamente, se concentrará em aumentar o valor agregado e a exportação de arroz e reduzir o volume de vendas ao exterior desse grão até 2030 para aproximadamente quatro milhões de toneladas por um valor de 2,62 bilhões de dólares, uma redução de 2,4% e 3,6% por cento nas etapas 2023-2025 e 2026-2030.
A exportação direta de arroz para os sistemas de distribuição no mercado aumentará em cerca de 60%.
Por outro lado, a estrutura do mercado será reajustada de acordo com o objetivo de reestruturação do mercado de exportação e a tendência mundial neste campo. Também é necessário aproveitar a vantagem competitiva para fortalecer a posição e explorar efetivamente os mercados próximos, tradicionais e principais, além de desenvolver novos e potenciais mercados.
A decisão do vice-primeiro-ministro sobre esta questão afirmou que, no contexto de aumento da concorrência entre os países exportadores e flutuações na situação mundial, ministérios, filiais, localidades e empresas devem aperfeiçoar instituições e soluções em termos de fornecimento de arroz, apoio a entidades exportadoras e capacitação no setor privado.