RiceTec e tecnologia Max-Ace® na abertura da colheita
Tecnologia controla arroz vermelho e gramíneas resistentes
Uma nova geração de sementes de alta tecnologia é a novidade que a RiceTec, referência mundial em pesquisa e desenvolvimento de híbridos de arroz, apresenta ao Mercosul e levará a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, em Capão do Leão (RS), de 14 a 16 de fevereiro.
O principal destaque desse portfólio é a tecnologia Max-Ace, com genética tolerante ao herbicida inibidor de ACCase ACERT®, que atua no controle das principais gramíneas invasoras, como arroz vermelho e capim-arroz, incluindo genótipos resistentes a outros herbicidas. Tais plantas são consideradas um entrave ao rendimento da cultura comercial e podem afetar a qualidade do grão.
Max-Ace
Dois produtos com a nova tecnologia já estão disponíveis e chegam às lavouras do sul do Brasil e de países vizinhos. As cultivares XP302 Max-Ace e XP739 Max-Ace serão apresentadas nas vitrinas tecnológicas da Abertura da Colheita.
“A tecnologia levou mais de oito anos para ser desenvolvida até chegar às lavouras em áreas pré-comerciais gaúchas e catarinenses e, assim, atender às necessidades do produtor desde o controle de plantas daninhas até a maior produtividade. As cultivares estão sendo testadas e aprovadas pelos agricultores”, disse Gustavo Karam, representante de vendas no Brasil da RiceTec Sementes.
Os pesquisadores lembram que para atingir o maior índice de produtividade das sementes e o incremento produtivo de sua genética é fundamental adotar práticas agronômicas, como o planejamento e acompanhamento sistemáticos. Sem isso, portanto, não é possível assegurar e/ou garantir resultados de produtividade, qualidade e sanidade.
Portfólio
Além da nova tecnologia, completam o portfólio da RiceTec Sementes a linha FullPage®, com os híbridos XP739FP e o lançamento do XP117FP, um material de alto potencial produtivo e ciclo médio/longo, que demonstra melhora acentuada na tolerância aos herbicidas do grupo da imidazolinonas (IMI).
Segundo os pesquisadores da RiceTec, as características desse tipo de material melhoram a resposta da cultura durante condições adversas de desenvolvimento (luminosidade e temperaturas baixas), garantindo a expressão de seu potencial genético. Também estarão nas vitrinas tecnológicas da abertura os convencionais XP117 e XP123, de elevado potencial produtivo, alta tolerância a brusone e ciclo entre 120 e 130 dias.
Parceria RiceTec e ADAMA
A Adama, companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, lançou recentemente seu novo herbicida Acert®, desenvolvido em parceria com a RiceTec. Ao utilizar a semente com tecnologia Max-Ace, o produtor pode utilizar o herbicida Acert® e controlar o arroz vermelho e o capim-arroz resistente, além de outras gramíneas na lavoura, sem prejudicar a cultura. O Acert® é um herbicida seletivo, com ação na pós-emergência, indicado para lavouras cultivadas com híbridos da RiceTec (tecnologia Max-Ace) que têm tolerância ao herbicida inibidor de