O plantio de arroz começou em Entre Ríos com boas expectativas
(Por Planeta Arroz) O Sistema de Informação da Bolsa de Cereais de Entre Ríos (SIBER) informou que começou oficialmente o plantio do arroz nacional , com os primeiros hectares plantados na província. Conforme indicado, “Entre Ríos iniciou a campanha do arroz 2023/24 com um avanço de plantio de 3% em relação à área planejada”.
“Este início antecipado dos trabalhos responde às previsões meteorológicas que apontam para um aumento das chuvas no mês de outubro, o que poderá atrasar a sementeira”, detalha o relatório. Para esta campanha de arroz de Entre Ríos, a área deverá superar os 54.850 hectares plantados no ciclo anterior, especialmente em áreas de irrigação que dependem de rios, córregos e poços.
Em contrapartida, a Bolsa indica que o oposto é verdadeiro nas “ zonas abastecidas por barragens, uma vez que até à data não foi possível recuperar níveis ótimos de água para irrigação”. Ressalte-se que o cultivo do arroz depende estritamente da irrigação e da água disponível, sendo que, no caso de Entre Ríos, o sistema mais utilizado é a irrigação por poços, rios e/ou córregos, ao contrário do que acontece em Corrientes, por exemplo, onde os grãos recebem irrigação das barragens
Dois fatores principais estão a impulsionar o crescimento da área destinada ao cultivo do arroz”. Em primeiro lugar, “ o preço atrativo do cereal nos mercados e, em segundo lugar, a relação favorável entre insumo/produto”, conclui o relatório.