Indonésia planeja importar mais 2 milhões de t de arroz em 2024

 Indonésia planeja importar mais 2 milhões de t de arroz em 2024

A produção de arroz da Indonésia em 2023 diminuirá em 650.000 toneladas ou 2,05% em comparação com a do ano passado, de acordo com a Agência Central de Estatísticas da Indonésia

(Por Planeta Arroz) A produção de arroz da Indonésia em 2023 diminuirá em 650.000 toneladas ou 2,05% em comparação com a do ano passado, de acordo com a Agência Central de Estatísticas da Indonésia (BPS). A produção de arroz

deste ano está estimada em 30,9 milhões de toneladas. Os dados do BPS mostram que a produção de arroz de Outubro a Dezembro deverá diminuir 10,92% para 4,78 milhões de toneladas em relação à produção do ano passado de 5,37 milhões de toneladas. Falando numa conferência de imprensa no dia 16 de Outubro, a chefe interina do BPS Amalia Adininggar Widyasanti disse que a área de produção de arroz do país deverá ser reduzida em 2,45%, de 10,45 milhões de ha no ano passado para 10,2 milhões de ha este ano.

Amalia enfatizou que a área reduzida de arroz ocorre principalmente nas três principais províncias produtoras de arroz – Java Ocidental, Java Central e Sulawesi do Sul. As secas prolongadas causaram perdas de colheitas em regiões da Indonésia. Acrescentou que, tal como acontece com a Indonésia , outros países produtores de arroz, como a Índia, a Tailândia e o Vietname, também enfrentam um declínio na produção devido ao El Niño e ao clima mais seco.

Anteriormente, o Governo Indonésio instruiu a Agência Estatal de Logística (Bulog) a comprar mais 2 milhões de toneladas de arroz no próximo ano para garantir as reservas nacionais de arroz e responder prontamente a uma possível má época de colheita devido à influência do El Niño. Atualmente, o Vietnã e a Tailândia serão dois principais fornecedores de arroz para a Indonésia.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter