Irga e Epagri se reúnem para alinhamento técnico
(Por Irga) Representantes do Irga e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) se reuniram nesta sexta-feira (23) durante a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, evento que ocorreu de 21 a 23 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão.
O objetivo do encontro, que ocorreu no estande do Irga na feira, foi promover alinhamento técnico entre as instituições. As duas entidades têm estreitado relações para o desenvolvimento de um acordo de cooperação técnica em prol da cadeia orizíola.
Participaram da reunião pelo Irga o presidente Rodrigo Machado; a diretora técnica, Flávia Tomita; o gerente da Pesquisa, Júlio Uriarte; o coordenador da Fronteira Oeste, Cleiton Ramão; e os pesquisadores Danielle Almeida, Oneides Avozzani e Débora Favero. Pela Epagri, participaram os pesquisadores Laerte Terres, Marcos Valle e Douglas George de Oliveira.
Em abril do ano passado, pesquisadores e extensionistas do Irga fizeram uma visita técnica à sede da empresa de pesquisa em Itajaí (SC). Fundada em 1991, a Epagri é uma empresa pública, vinculada ao Governo do Estado catarinense, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento.
A Epagri é obtentora de cultivares de arroz irrigado, principalmente para o sistema de cultivo pré-germinado, sistema muito utilizado no Estado de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, na Safra 2022/2023 o sistema de cultivo pré-germinado foi utilizado em 96.260 hectares (11,46%) da área total de 839.972 hectares.