Exportações de arroz da Tailândia aumentam 32% entre janeiro e maio
(Por Xinhua) As exportações de arroz da Tailândia aumentaram 32,18% nos primeiros cinco meses de 2024 em comparação com o ano anterior devido à maior demanda pelo grão em meio a preocupações com a segurança alimentar e condições climáticas voláteis, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira.
O país do Sudeste Asiático embarcou 4,6 milhões de toneladas de arroz durante o período de janeiro a maio, no valor de 106,28 mil milhões de baht (cerca de 2,9 mil milhões de dólares americanos), um aumento no valor das remessas de 64,59% em termos anuais, segundo o Ministério do Comércio.
O crescimento substancial foi atribuído à fraca moeda baht, que tornou os preços do arroz tailandês altamente competitivos no mercado global, enquanto a Índia, o maior fornecedor mundial, continuou a implementar medidas para controlar as exportações de arroz, disse Ronarong Poolphiphat, diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores do Ministério. departamento comercial.
Com mercados-chave para o arroz tailandês, incluindo a Indonésia, o Iraque, os Estados Unidos, as Filipinas e a África do Sul, o reino espera que os seus embarques de arroz ultrapassem a meta inicial de 7,5 milhões de toneladas estabelecida para 2024, disse Ronarong num comunicado. ■