Festa no interior

 Festa no interior

Sistemas de controle do arroz vermelho estavam no roteiro

Dia de Campo inédito do Irga, no interior, teve recorde de público

A experiência inédita de realizar o Dia de Campo Estadual do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em Cachoeira do Sul foi coroada de sucesso, conforme a direção, servidores e visitantes. O evento, realizado em 25 de janeiro na Estação Regional de Pesquisa em Arroz na Barragem do Capané, Região Central, registrou mais de 1,6 mil visitantes. O secretário da Agricultura, Giovani Feltes, participou. Coordenado pela chefe de pesquisa da estação, Mara Grohs, o evento teve o tema “Arroz irrigado em sistemas de produção frente ao cenário atual de vulnerabilidade climática”.

Foram apresentadas quatro estações: Potencialidades e desafios do milho irrigado em terras baixas; Manejo da soja – Aspectos químicos do solo; Manejo da cultivar Irga 426 CL e o arroz em sistemas de produção em terras baixas; e Manejo cultural do arroz vermelho e tecnologias de controle químico. Ainda houve a pré-apresentação da cultivar Irga 432, que será lançada na Abertura da Colheita do Arroz.

A parte da tarde foi reservada a cinco oficinas técnicas: Manejo da soja – Aspectos físicos do solo; O uso de drones na pulverização em terras baixas; Tecnologias para irrigação; Uso de bioinsumos na produção de grãos; e Benefícios do arroz à saúde. “O Dia de Campo foi uma demonstração do potencial que o Irga tem em transferência de inovação e tecnologia à lavoura gaúcha. Este, em público, foi o maior Dia de Campo realizado pela instituição em 84 anos”, comemorou o presidente Rodrigo Machado.

Público recorde de mais de 1,6 mil pessoas em Cachoeira

FEIRA

Para Mara Grohs, “isso reafirma o protagonismo do instituto no sistema de produção em terras baixas, que evolui ano a ano e exige a adaptação da pesquisa e extensão para dar suporte ao agricultor, não só no arroz, mas em soja, milho e sorgo e plantas de cobertura em busca da sustentabilidade”. Rodrigo Machado registrou que o Irga investiu quase R$ 7 milhões em sistemas de segurança da barragem e na estruturação da estação regional. “Aqui havia um galpão 11 anos atrás. Hoje, tem estrutura para realizar um dia de campo estadual”, comemorou.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter