Produção e consumo de arroz no Vietnã devem cair

 Produção e consumo de arroz no Vietnã devem cair

TABACO, PHILIPPINES: The National Food Athority of the Philippines imports rice from Vietnam on board the cargo ship Vinh Phuoc as workers unload 10,800 tons of rice, southeast of Manila port of Tabaco, 05 July 2007. Vietnam is one of the world’s largest exporters of the cereal. Rice-eating Philippines has lower yields and has to import some rice to feed its population of 87 million. The government said 05 July that inflation rose at a slower pace of 2.3 percent in June, compared to 2.4 percent in May, due to slower increases in the prices of food, beverages and tobacco. AFP PHOTO/Jay DIRECTO (Photo credit should read JAY DIRECTO/AFP via Getty Images)

(Por Planeta Arroz) A área colhida de arroz do Vietnã continua a diminuir à medida que os agricultores mudam para culturas mais lucrativas, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA. O aumento da intrusão salina e as tendências climáticas adversas também representam desafios para a produção de arroz no Vietnã, afirma a organização.

A área colhida para o ano de comercialização de 2024-25 foi revisada para baixo de 7,15 milhões de hectares no início deste ano para 6,95 milhões. A produção moída foi reduzida de 27 milhões de toneladas para 26,5 milhões, disse o FAS, ainda classificando-se em 6º lugar na produção.

As exportações de arroz do Vietnã foram revisadas para cima, para 7,9 milhões de toneladas, o que ficaria em segundo lugar “com produção estável, forte demanda global e queda na demanda doméstica”, disse o FAS.

Enquanto isso, a previsão é que o consumo caia de 22 milhões de toneladas no ano anterior para 21,4 milhões de toneladas.

“Os consumidores estão diversificando sua dieta à medida que a renda aumenta, resultando em menor consumo per capita de arroz”, observou o FAS.

O consumo per capita de arroz vietnamita caiu de 9,6 quilos por pessoa por mês em 2012 para 6,9 quilos por pessoa por mês em 2022, de acordo com o General Statistics Office of Vietnam. Isso equivale a um declínio médio anual de 4% no consumo de arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter