Importações de feijão e arroz para o México atingem recorde histórico

 Importações de feijão e arroz para o México atingem recorde histórico

(Por Planeta Arroz) As importações de grãos, como milho amarelo, trigo, arroz e feijão do México registraram aumento, no caso destes dois últimos atingiram números recordes, afirmou o Grupo de Consultoria de Mercados Agrícolas (GCMA ).

O México teve que importar cerca de 65% do consumo total, já que produz apenas 35% dos grãos de que necessita, explicou a consultoria. “Isto reflete uma forte dependência das importações internacionais, uma situação que ameaça a nossa segurança alimentar”, disse.

Até outubro passado, as importações de milho amarelo representavam mais de 65% da demanda total do mercado mexicano. No caso do trigo, naquele mês, as compras feitas a outros países representaram 69% do consumo nacional total.

Enquanto as importações de arroz e feijão atingiram recordes históricos com 320 mil toneladas e 959 mil toneladas, respectivamente. O grupo de consultoria disse que a produção de grãos e oleaginosas foi reduzida em 26% de janeiro a outubro de 2024 em relação ao mesmo período de 2023, portanto as exportações também foram reduzidas em 35%; mas as importações aumentaram 17%.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter